segunda-feira, 21 de março de 2016

Ricota: a prima pobre do queijo?


Por Vanerli Beloti - postado em 18/03/2016

A ricota é tida como a prima pobre do queijo, mas se engana quem subestima seu valor nutritivo e quem pensa que é produto para pessoas acima do peso. Em textos passados, quando falamos de queijo, vimos que, quando se coagula o leite pra fazer o queijo, ocorre eliminação do soro, e inclusive comentamos que a lactose também sai junto, portanto, os queijos têm pouca lactose, e os mais maturados, como o parmesão praticamente não têm lactose.

Pois bem, neste soro que sai da fabricação do queijo, além da lactose, há também proteínas que não ficam no queijo. No queijo fica basicamente a caseína, principal proteína do leite, e, as outras proteínas como as albuminas e as globulinas ficam presentes no soro. Estas proteínas podem ser coaguladas e agrupadas formando a ricota. Então a ricota é resultado da coagulação das proteínas do soro do queijo e podemos dizer que é um subproduto do queijo.

Acontece que estas proteínas do soro, às quais sempre se deu pouco valor, hoje são as “azeitonas da empada”. Nós já falamos aqui das várias ações benéficas das proteínas do leite e da sua ação na diminuição do colesterol, na prevenção de doenças coronarianas, antidiabéticas e antioxidantes. Pois é, muitas destas atividades benéficas vêm destas proteínas do soro.

Nos países desenvolvidos, estas proteínas são separadas e utilizadas para fazer inúmeros produtos caríssimos, que nós compramos aqui, na forma de remédios ou dentro de uma latona com o nome de whey protein, que quer dizer exatamente proteínas do soro. Soro do que? Do queijo, do leite. Estas proteínas contêm todos os aminoácidos necessários para a produção de músculos, e por isso são produtos muito consumidos pelo pessoal que gosta de malhar, e, também são indicados como complementos por médicos a portadores de doenças degenerativas, câncer, e outras doenças graves. As proteínas do soro ainda equilibram a quantidade de açúcar no sangue e acabam controlando o apetite e, há um fragmento destas proteínas, a esfingomielina, que previne e pode auxiliar no tratamento até do Alzheimer.

Pois é, esta riqueza toda está bem ali na ricota, que é pura proteína do soro! Um dos derivados mais baratos do leite. A ricota também apresenta boas quantidades de cálcio e como tem pequenas quantidades de lactose, frequentemente pode ser consumida por quem tem intolerância à lactose.

Então não perca tempo, e principalmente se você já possui mais de 50 anos ou tem alguma das doenças citadas, use a imaginação e elabore deliciosas receitas, patês, recheios e aproveite enquanto no Brasil a ricota é bem barata. Quem ainda dúvida, pode digitar na internet, no Google, proteínas do soro, e vão aparecer centenas de informações sobre seus impressionantes benefícios.

Escute o aúdio referente ao material:

Se você tem alguma dúvida sobre leite ou seus derivados, envie sua pergunta no box abaixo:


Opinião
O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário