terça-feira, 15 de março de 2016

Mais de 300 jovens e adultos participam de cursos de alfabetização apoiados pela Fundação BB

24/02/2016

Mais de 300 jovens e adultos participam de cursos de alfabetização apoiados pela Fundação BB
Instituição investirá cerca de R$ 86 mil em oito projetos do BB Educar Integração em Uberlândia, Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa, Rio de Janeiro e Teresina
 
Por Paula Crepaldi

Oito instituições receberão da Fundação BB neste ano investimento social de R$ 86 mil para estruturação de 18 núcleos de alfabetização de jovens e adultos do programa BB Educar Integração. Cada núcleo vai atender até 20 alunos, totalizando 320 jovens e adultos.

Em João Pessoa, a aposentada do BB Maria da Consolação de Paiva e outras três voluntárias do banco vão formar um núcleo na Associação Nordestina Pró-Vida. A organização visa a promoção de direitos e inclusão social de crianças, adolescentes, jovens e idosos, por meio de atividades educativas, artísticas e esportivas. Ela recebeu com alegria a notícia de que o projeto foi selecionado no programa. "Nossa expectativa é despertar nos alunos a vontade de buscar mais conhecimento para terem uma vida melhor e assim alcançarem voos mais altos", explica.

Em Minas Gerais, as entidades participantes serão a Associação Desenvolvendo Vida e Missão (Uberlândia), a Associação Mineira da Amizade (Belo Horizonte) e a Comunidade Associada para a Reciclagem de Materiais da Região de Pampulha (Belo Horizonte). No Distrito Federal, foram selecionadas a Associação LudoCriarte (São Sebastião) e o Programa Providência de Elevação da Renda Familiar (Brasília). Também vão participar as entidades Fazenda da Paz, em Teresina (PI); a Associação Nordestina Pró-Vida, em João Pessoa (PB) e o Lar Paulo de Tarso, no Rio de Janeiro (RJ). A previsão é que as turmas comecem a estudar neste semestre.

O BB Educar é uma tecnologia social da Fundação BB que capacita educadores para atuarem em núcleos de alfabetização. Fundamentada nos ensinamentos de Paulo Freire, a metodologia considera a realidade do aluno como ponto de partida do processo educativo. Desde 1992, esta tecnologia colabora com a redução do analfabetismo no país e já atendeu mais de 360 mil alunos. 

Seleção
Os projetos do BB Educar Integração foram apresentados por educadores voluntários do Banco do Brasil, em 2015, após a capacitação de funcionários aposentados no Curso de Formação de Alfabetizadores. Entre agosto e outubro de 2015, foram capacitados aproximadamente 100 voluntários aposentados.

Maria de Fátima Silva e Luciana de Oliveira Pinto estavam no grupo. Elas apresentaram o projeto para formar um núcleo na Associação LudoCriarte, em São Sebastião (DF). As voluntárias pretendem compor a turma de alfabetização com os familiares das crianças e adolescentes atendidos pela entidade. "O objetivo é estimular que essas pessoas voltem ao estudo, e mostrar o quanto é importante a leitura e a escrita, o quanto de oportunidades se abrem para cada pessoa, como cidadão e trabalhador", diz Luciana. Para ela, a experiência também vai servir como fonte de pesquisa do mestrado em educação na Universidade de Brasília (UnB), onde acaba de ingressar. "A ideia é fazer a dissertação a partir das observações no BBeducar", afirma.

BB Educar - matéria João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário