terça-feira, 15 de março de 2016

Livro conta a história da luta de mulheres por espaço nas decisões políticas


09/12/2015
Livro conta a história da luta de mulheres por espaço nas decisões políticas
Obra em parceria com a Fundação Banco do Brasil tem lançamentos em Brasília e Recife

O livro “Mulheres no Poder: trajetórias na política a partir da luta das sufragistas do Brasil” será lançado amanhã, 11h30, em Brasília, e no dia 11, às 18h30, em Recife (PE). Uma mistura de fotos, textos e contextos contam a trajetória de mulheres que ocuparam e ocupam espaços de poder no Brasil marcados pela hegemonia masculina. A obra é fruto de uma parceria entre Fundação Banco do Brasil, a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e Edições de Janeiro.

De acordo com as autoras, Antonia Ceva e Schuma Schumaher, o objetivo é promover uma mudança de mentalidade arraigada na sociedade e na cultura brasileiras, valorizar e estimular a maior representatividade das mulheres nos espaços de poder, superando preconceitos e atitudes discriminatórias.

“Buscamos subsídios e materiais em acervos e instituições de todo o Brasil, recuperando memórias e histórias, muitas vezes esquecidas, da luta das mulheres do Brasil pela conquista do voto”, afirma Antonia Ceva.

O livro se inicia no século XIX, com a vinda da família real para o Brasil, revelando a participação das mulheres da corte nos assuntos políticos, sociais e culturais do país, acompanhando a luta das sufragistas pela conquista do voto, que ocorreu por decreto em 1932. Histórias desconhecidas do imaginário coletivo são narradas, como a passeata que reuniu cerca de 100 mulheres em uma das avenidas mais conhecidas e movimentadas do Rio de Janeiro, a Avenida Rio Branco, em 1919. Lideradas pela educadora Leolinda Daltro, cuja palavra de ordem era a “conquista do voto feminino”.

Bertha Lutz, Natércia da Silveira, Almerinda Gama, Alzira Soriano, Carmem Portinho são alguns nomes de feministas brasileiras que fizeram história rompendo barreiras de gênero e étnico-raciais bem delimitadas na sociedade da época. Além destas trajetórias, o livro traz biografias de deputadas federais, senadoras, governadoras, prefeitas das capitais, ministras de Estado e do Judiciário. 

Serviço: lançamento do livro “Mulheres no Poder: trajetórias na política a partir da luta das sufragistas do Brasil”
10/12 - 11h30, Shopping Pier 21, Setor de Clubes Esportivo Sul - 2 32 - Asa Sul, Brasília - DF.
11/12 - 18h30, SOS Corpo, Rua Real da Torre, 59, Madalena, Recife - PE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário