quinta-feira, 17 de março de 2016

Incra estuda aquisição de áreas para reforma agrária no Sul da Bahia

Publicado dia 17/03/2016
Superintendente Luiz Gugé tem se reunido com representantes de diversos movimentos sociais - Foto: Ascom Incra/BA
 
Nos últimos dias, uma série de reuniões entre representantes da Superintendência Regional do Incra na Bahia e de movimentos sociais defensores da reforma agrária foram realizadas no sentido de se buscar agilizar a aquisição de áreas para assentar famílias sem terra. 
 
Na reunião com representantes do Movimento dos Trabalhadores Independentes (MTI), ocorrida na quarta-feira (16), foi tomada a decisão vistoriar duas fazendas localizadas no Extremo Sul da Bahia, com o objetivo de serem adquiridas por meio do Decreto 433/92 - que permite ao Instituto obter áreas consideradas de interesse social e que não se enquadram no perfil da desapropriação.
 
O superintendente regional Luiz Gugé esclareceu que o primeiro passo será convidar os proprietários para apresentarem as documentações necessárias dos imóveis rurais para análise. “Após essa etapa, realizaremos as vistorias”, acrescentou Gugé.
 
A iniciativa irá beneficiar os trabalhadores rurais do MTI, que possui uma demanda de 400 famílias a serem assentadas no estado. O líder do MTI, Wedson Souza, contou que está com boas expectativas para conseguir assentar centenas de famílias. “Precisamos de terra para o avanço da agricultura familiar”, enfatizou Souza.
 
Atendimento
 
Na segunda-feira (15), a regional baiana recebeu representantes da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semiárido da Bahia (Fatres). Decidiu-se que vistorias serão realizadas para atender famílias desse movimento.
 
Além disso, servidores do Instituto farão uma visita ao assentamento Vale do Itapicuru, no município de Araci (BA), no dia 30 de março, para solucionar questões técnicas em conjunto com as famílias de trabalhadores rurais.
 
Na quinta-feira (10), o superintendente  Luiz Gugé acompanhou a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar da Bahia (Fetraf/BA) numa reunião em Brasília (DF), com a Presidência do Incra. No encontro foi proposto um estudo para novo modelo de assentamentos rurais, com lotes menores e próximos a áreas urbanas, que podem ser implantados no Extremo Sul da Bahia.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
imprensa@sdr.incra.gov.br
twitter: @IncraBahia
www.facebook.com/incra.ba
http://www.incra.gov.br/ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário