quarta-feira, 30 de março de 2016

Incra entrega kits-feira para assentados no Ceará



Publicado dia 29/03/2016
 
A Superintendência Regional do Incra no Ceará concluiu este mês de março a entrega de 68 kits-feira para assentados nos municípios de Santana do Acaraú e Icó. A ação é uma iniciativa do Programa Terra Sol e tem o objetivo de fortalecer a venda de frutas e verduras produzidas em assentamentos, por meio do uso da entrega de equipamentos e materiais personalizados para formação de feiras da Reforma Agrária, com participação de agricultores assentados.
 
Em Santana do Acaraú, no Norte do estado, foram beneficiados com kits 44 feirantes de dez assentamentos federais do município. Em Icó, no Centro Sul do estado, foram entregues 24 kits-feira, beneficiando 14 feirantes do assentamento Cachoeira/Chico Mendes e mais 10 de Bom Lugar.
 
Cada assentado recebeu no kit uma barraca em estrutura de ferro, a “saia” para cobrir a parte inferior da estrutura e a lona de cobertura, aventais e bonés, balança eletrônica, caixotes para carregamentos de frutas e verduras, placas para inserção de preços e de identificação, além de sacolas plásticas.
 
Os kits foram entregues no período de 9 a 16 de março. Representantes da Associação dos Feirantes da Agricultura Familiar de Santana do Acaraú (AFAF) e das associações de assentados em Icó, do Incra/CE, e os prefeitos locais assinaram Termos de Permissão de Uso, documento que permite aos feirantes a utilização dos equipamentos e orienta sobre a guarda, conservação, segurança e manutenção dos materiais. Os feirantes terão que entregar um relatório semestral sobre a utilização dos kits e as feiras realizadas.
 
Fortalecimento de feiras
De acordo com os componentes da equipe do Terra Sol no Incra/CE, servidores Clesson Monte e Luiz Carlos Barroso, as feiras contribuem para divulgar os benefícios do Programa de Reforma Agrária e atuam como estratégia de desenvolvimento das áreas reformadas, por meio do fortalecimento da produção e comercialização de produtos agroecológicos, e geração de renda às famílias assentadas.
 
Em Santana do Acaraú os kits vão incrementar a presença das famílias assentadas na feira municipal, que desde 2005 conta com a presença de agricultores da Reforma Agrária. Com os kits os feirantes assentados terão um espaço maior, destacado, em uma praça local, nas manhãs das quartas-feiras. "A feira terá um aumento no número de feirantes dos assentamentos e na estrutura, o que vai garantir destaque às famílias assentadas", afirma Sandra Farias, da Terra Três, empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que atua no município. "Até o local vai mudar. Antes, a feira dividia espaços com vendedores de carnes e confecções, mas agora terá um espaço próprio na Praça São João", complementa.
 
De acordo com Sandra os feirantes comercializam principalmente galinha caipira, verduras, bolos artesanais, ovos, queijo, tapioca e frutas da época. Tudo produzido de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos. "A orientação do Terra Três é para a produção de alimentos sem agrotóxicos. Realizamos muitos cursos sobre uso de defensivos agrícolas naturais e produção sustentável de alimentos, com respeito ao meio ambiente", disse.
 
Apoios
A articulação para distribuição dos kits e formação das feiras de Reforma Agrária nos municípios contou com a participação das empresas de ATER Terra Três e Acace - este atuante em Icó, das prefeituras locais, sindicatos rurais, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Fóruns de Assentados, Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar (COOPASA), Cooperativa Central dos Assentados do Ceará (CCA), além da Incubadora da Universidade Vale do Curu (IEES/UVA). 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara 
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário