terça-feira, 15 de março de 2016

Em Cachoeiro Condomínio do Minha Casa, Minha Vida tem coleta seletiva


Publicada em 15 de março de 2016
A prefeitura disponibilizou coletores de materiais recicláveis no localA prefeitura disponibilizou coletores de materiais recicláveis no local
Entregue em fevereiro a quase 500 famílias contempladas pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida em Cachoeiro de Itapemirim, o residencial Esperança, no bairro Marbrasa, agora está integrado ao projeto Vem Reciclar, desenvolvido pela prefeitura.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) implantou no condomínio duas bombonas que serão utilizados como pontos de entrega voluntária dos chamados lixos secos: papelões, plásticos e garrafas pet, entre outros.

Todo o volume depositado nesses coletores deve ser recolhido pelo caminhão do projeto uma vez por semana, inicialmente. Mas esse prazo poderá ser menor, caso o montante acumulado seja mais significativo que o usual.

“O nosso objetivo é agregar ao Minha Casa, Minha Vida essa consciência de sustentabilidade, estimulando os novos moradores a descartarem os resíduos reaproveitáveis de forma correta”, explica o secretário de Meio Ambiente de Cachoeiro, Paulo Stelzer.

Ele salienta que os beneficiários do programa habitacional, ao adotarem essa prática, também vão contribuir para a geração de renda das pessoas cooperadas à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim), para onde é destinada grande parte do lixo recolhido.

Quatro PEVs serão implantados no Centro

Começa nesta semana a segunda etapa da instalação de pontos de entrega voluntária (PEVs), que vai atender à região central do município. Nesta quinta-feira (17), dois coletores serão implantados: um na praça Jerônimo Monteiro e um na praça Pedro Cuevas Júnior.

E outros dois, na sexta (18): um na avenida Monte Castelo (ao lado da farmácia Pague Pouco, no bairro Independência), e um na praça Jorge Meneguelli (em frente ao Mercado Municipal, no Amarelo).

A primeira etapa dessa nova frente do Vem Reciclar contemplou o bairro Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), onde a Semma instalou três PEVs.

Outras frentes de coleta

O projeto atua, também, por meio da coleta porta a porta, realizada nos bairros Paraíso, São Geraldo, Santo Antônio, Amarelo, BNH de Cima, BNH de Baixo e, ainda, em condomínios dos bairros Gilberto Machado e Independência.

Outra frente da iniciativa é o recolhimento de material reciclável nas unidades de ensino da rede municipal de educação, em escolas públicas estaduais, particulares e uma federal, além de outras instituições, como o 9º Batalhão da Polícia Militar e a Legião da Boa Vontade (LBV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário