segunda-feira, 14 de março de 2016

Catadoras ampliam participação feminina em cargos de liderança


08/03/2016
Catadoras ampliam participação feminina em cargos de liderança
Elas estão à frente de entidades que reúnem catadores de materiais recicláveis e representam 70% do total de trabalhadores no ramo

Por Maíra Fernandes

O protagonismo das catadoras de materiais recicláveis merece reconhecimento no Dia Internacional da Mulher. Elas representam 70% dos catadores no Brasil, como aponta um levantamento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Além disso, promovem uma inversão na tradicional pirâmide de poder do trabalho, ao liderarem muitos empreendimentos solidários no ramo.

Essa realidade também se repete em um dos maiores projetos voltados para a categoria, o Cataforte III – Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias. Elas são a maioria nas 33 redes distribuídas em 14 Estados da Federação, com mais de 13 mil catadores de materiais recicláveis. Nos empreendimentos elas participam da coleta nas ruas, fazem a triagem, carregam e descarregam caminhões, independente das condições climáticas.

A presidente da Cooperativa de Trabalho de Produção Central e Regional de Catadores de Materiais Recicláveis do Oeste Paulista (Coopercop), Matilde Ramos da Silva Braz, representa bem essa realidade. Hoje uma liderança respeitada dentro do MNCR e em outras frentes, Matilde começou a frequentar o lixão, na cidade de Ourinhos (SP), aos 8 anos de idade, para ajudar os avós, mãe e irmãos.

Mais tarde, passou a se envolver com o movimento de catadores locais, a participar de congressos e outras ações para o fortalecimento das cooperativas, culminando na implantação da Secretaria das Mulheres Catadoras do Estado de São Paulo, em 2014. “Somos a maioria e precisamos empoderar as mulheres catadoras. E não falo apenas na área do trabalho, mas também da família, creche, escola, saúde, renda".

Fortalecimento das redes

Se há alguns anos perguntassem à catadora de materiais recicláveis Egrinalda dos Santos Silva, de João Pessoa (PB), como vislumbrava o futuro, nem de longe seria o que vive hoje, como presidente da cooperativa Catajampa. “Jamais imaginava ser a representante de uma cooperativa, estar me articulando, ter um conhecimento tão amplo”, comenta ela, que há 20 anos trabalha como catadora de materiais recicláveis.

Egrinalda começou catando os materiais na rua e depois passou pelo lixão – lugar onde chegou a disputar restos de alimentos com urubus. Hoje, se emociona ao lembrar todo o processo até a formação da cooperativa, e agora a articulação em redes, uma das ações do projeto Cataforte.

Além da melhoria nas condições de trabalho e renda a partir do projeto, ela destaca o protagonismo e conhecimento alcançados com as capacitações, encontros, viagens e trocas de experiências com catadores de outros locais do Brasil. “Já fui a São Paulo, Brasília, Bahia. Quem diria!" complementa ela, que faz um contraponto desse momento com aquele vivido anos atrás, ainda no lixão.

Aline de Souza Silva, membro do MNCR e presidente da Central das Cooperativas do Distrito Federal (Centcoop), frisa que as fases anteriores do Cataforte (I e II) foram de suma importância para emancipação e fortalecimento do segmento. Além de capacitar para o associativismo, comercialização em rede, entre outras ações, preparou os catadores de materiais recicláveis para essa terceira fase, uma continuidade que visa, de fato, oportunidades de negócios com prefeituras e iniciativa privada. De acordo com ela, essas ações se refletem em melhorias para as mulheres cujos empreendimentos são assistidos pelo Cataforte III nas mais distintas esferas.

O projeto promove a capacitação, qualificação profissional e melhoria das condições de trabalho dos catadores organizados em associações e cooperativas com base nos princípios da economia solidária. O Cataforte III, articulado pelo Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), é uma parceria entre a Secretaria de Governo, a Fundação Banco do Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério do Meio Ambiente, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Petrobras, o Banco do Brasil e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário