sexta-feira, 11 de março de 2016

Assistência técnica ajuda a qualificar produção e aumentar a renda de famílias da Resex Tapajós-Arapiuns (PA)

Publicado dia 09/03/2016
Lideranças de oito comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns, no Pará, participaram de uma série de oficinas para capacitá-las em cooperativismo, associativismo e acesso a programas de aquisição de alimentos do Governo Federal. A capacitação, iniciada na segunda (7) e encerrada nesta quarta-feira (9), faz parte do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) ofertado pelo Incra e executado pela Ecooideia. As atividades transcorreram em Santarém e Belterra.
A programação foi dividida em palestras e visita de campo, promovendo intercâmbio entre os comunitários da Resex Tapajó-Arapiuns e produtores rurais locais. A Cooperativa de Produtores Rurais de Santarém (Cooprusan) foi parceira no evento, repassando informações sobre as dinâmicas que envolvem a implantação de uma entidade desse tipo, a integração com os agricultores cooperados e a comercialização de produtos.
PAA e PNAE
Neste ano, dentre as metas da assistência técnica e extensão rural às comunidades atendidas pela Ecooideia, está o trabalho em duas frentes: o acesso aos programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA). Os dois programas abrem, no dia 2 maio, por meio da Prefeitura de Santarém, a inscrição para novos agricultores e projetos por meio de cooperativas.
No caso do PAA, o trabalho envolve a identificação e o cadastramento individual de agricultores. Com relação ao PNAE, o objetivo é estabelecer uma parceria com a Cooprusan. Em ambos os casos, os comunitários terão o acompanhamento da entidade de assistência técnica e extensão rural contratada pelo Incra, trabalho que compreende etapas como o mapeamento produtivo e a elaboração de projetos.
“Durante estes três dias de oficinas, [foram abordadas] as coisas que mais precisamos dentro das comunidades: acessar o PNAE e o PAA. Hoje, temos esse conhecimento e queremos levar para as comunidades e conscientizar o povo a melhorar produção e a merenda de nossas escolas, através do PNAE. E também [queremos] uma renda melhor para o agricultor”, afirma o vice-presidente da associação que representa a comunidade Alto Mentai, Valter Macêdo.
Após as oficinas realizadas no período de 7 a 9 de março, a capacitação prosseguirá dentro da Resex Tapajós-Arapiuns por meio das lideranças comunitárias e de técnicos da Ecooideia. Já existe um cronograma da organização para atividades de campo no período de 16 a 24 deste mês.
Entidades
A Ecooideia é uma das organizações contratadas pelo Incra para executar o serviço de assistência técnica e extensão rural na Resex Tapajós-Arapiuns. Atualmente, 226 famílias, de 12 comunidades, são atendidas por meio do contrato assinado com o Incra.
O Incra atende outras 2.611 famílias na Resex Tapajós-Arapiuns com assistência técnica e extensão rural. Além da Ecooideia, três organizações contratadas pela autarquia atuam na Resex: o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); o Projeto Saúde e Alegria (PSA); e o Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (Ceapac).

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Santarém
(93) 3522-1192
ascom@sta.incra.gov.br
http://incraoestepara.wordpress.com
http://flickr.com/incraoestepara
http://twitter.com/incraoestepara

Nenhum comentário:

Postar um comentário