quinta-feira, 17 de março de 2016

Assentados gaúchos devem colher 480 mil sacas do arroz agroecológico em Viamão/RS

Publicado dia 17/03/2016
Viamão/Filhos de Sepé tem 1,6 mil hectares cultivados com arroz orgânico irrigado - Foto: Ascom Incra/RS
 
Com previsão de produção em 480 mil sacas acontece nesta sexta-feira (18) a abertura da 13ª colheita de arroz agroecológico no assentamento Viamão / Filhos de Sepé, no município de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. A safra 2015/2016 tem área plantada de cerca de cinco mil hectares. São 556 famílias de agricultores da reforma agrária envolvidas com o cultivo do grão.
 
O evento é promovido pelo Grupo Gestor do Arroz Agroecológico (GGAE) – formado por assentados, e conta com o apoio, entre outras entidades, da Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul, que ajudou no desenvolvimento da produção por meio da oferta de crédito, assistência técnica e infraestrutura, além da colaboração no beneficiamento e comercialização. 
 
As cooperativas vinculadas ao GGAE possuem quatro unidades agroindustriais próprias para recebimento, secagem, armazenagem e embalagem de arroz. Além disto, contam com uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS). O arroz é comercializado em casca (a granel) e também beneficiado (embalado).
 
Acordo de cooperação
Durante a cerimônia, o Incra/RS fará a delegação de competência da gestão dos recursos hídricos para a Associação dos Moradores do Assentamento Viamão/Filhos de Sepé (AAFISE), por meio de um acordo de cooperação. O assentamento é pioneiro na gestão da água, já que a área fica no entorno da Unidade de Conservação Estadual Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos.
 
O acordo consolida as experiências realizadas desde 2005 pelo Incra/RS e a AAFISE, as quais tinham como objetivo viabilizar o cultivo, adotando a otimização do uso da água e a adoção exclusiva de práticas agroecológicas, entre outras condições. 
 
O assentamento
O Projeto de Assentamento Viamão/Filhos de Sepé foi criado em dezembro de 1998 e é o maior do Rio Grande do Sul, com 376 famílias beneficiadas em uma área total de 9.479 hectares. 
  
Ele possui a maior área de arroz orgânico irrigado entre os assentamentos com 1,6 mil hectares cultivados anualmente por 155 famílias. Além do grão, possui cultivo orgânico de diversas hortaliças e pomares de caqui, laranja, tangerina/bergamota, uva, banana, ameixa, pêssego, goiaba e figo em cerca de 35 hectares.
 
Há nele, ainda, produção de leite, carne bovina e mel, uma unidade (padaria) de fabricação de pães doces, cucas e biscoitos, que atende mais de 150 escolas municipais de Viamão e de Porto Alegre e 80 educandários estaduais de Gravataí, Alvorada, Cidreira, Capivari do Sul, Pinhal e da capital gaúcha. Repassa ao Grupo Hospitalar Conceição (quatro hospitais em Porto Alegre) mandioca, couve, beterraba, cenoura e brócolis, três vezes por semana.
 
Serviço
O quê: Abertura da 13ª Colheita de Arroz Agroecológico
Onde: Assentamento Viamão / Filhos de Sepé (município de Viamão)
Quando: 18 de março de 2016 (a partir das 9 horas)
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário