quarta-feira, 30 de março de 2016

AS IMAGENS DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA FALAM POR SI por Jorge Kuster Jacob

Estive fazendo uma pesquisa diferente. Somente observando as imagens e suas cores podemos concluir muitas coisas. Não fui às ruas. Fiquei na frente do meu notebook. Não vi ao vivo e nem entrevistei manifestantes. Procurei na internet algumas reportagens de rua e me dei o trabalho de fazer um levantamento estatístico. Este levantamento pode ser comprovado. Basta você ver as reportagens que eu vi várias vezes e contar. Observei o seguinte: tinha negros? Quantos? Jovens? Quantos?Crianças quantas? Idosos? Quantos? Índios? Quantos? Faixas de quais movimentos históricos? Quais? Quantas? E com base nesses dados tirei algumas conclusões interessantes e que valem a pena ser analisados e compartilhados com a opinião pública.

A primeira reportagem que vi foi uma entrevista com Valéria Pássaro, 46 anos, em Porto Alegre: www.facebook.com/contragolpefascista/videos. Não prestei muita atenção naquilo que Valeria perguntava. Contei 80 pessoas que passavam enquanto a reportagem acontecia. Todas brancas (100%). Nenhuma negra (0%). Lembro o Brasil tem 51% de sua população negra. Percebi também que 51 eram idosas. Destas a maioria casais. E dentre os 80 tínhamos 26 jovens e 3 crianças.

Em seguida analisei uma reportagem da revista/site Época no dia da manifestação, 13 de março. Contei 27 fotos e nela identifiquei 200 manifestantes. Nessas 27 fotos identifiquei 3 negros de costas ou em segundo plano( 1.5%). Encontre 54 jovens e 8 crianças nessas 27. Então, 148(49%) eram idosos e 197(98.5%) eram brancos. Aqui vi uma foto de um palanque armado em São Paulo e tinha 20 pessoas todas brancas. Depois tinha uma foto onde Aécio Neves parecia sendo hostilizado com Alkimim com  10 pessoas e duas eram negras. Em seguida uma foto de um jovem tirando foto com o “Japonês da Federal” como se fosse um herói e hoje nas redes sociais leio que o mesmo está sendo processado por contribuir com o contrabando na divisa do Paraná com o Paraguai. Depois aparece uma foto da “musa do Impedchemand” que é branca. Em seguida analiso uma foto de um ônibus com 14 pessoas alugados pelos artistas da TV globo Marcelo Serrado, Márcio Garcia, Susana Vieira e amigos e nenhum negro. Numa outra foto do site da Época parecem os políticos Aloysio Nunes, Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Paulinho da Força em "van do PSDB" e outras 10 pessoas e nenhum negro. E mais no fim da reportagem aparece uma senhora com um enorme cachorro preto na coleira com uma faixa amarela no pescoço parecendo um babador. (http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/03/manifestacoes-de-13-de-marco-em-todo-o-brasil-acompanhe.html).  


Poderíamos continuar analisando outras reportagens e com certeza os resultados seriam parecidos. E fiz isso só para confirmar os dados acima. Olhei outros canais de TV e observei tais imagens.as conclusões são parecidas a essas duas. Acho que qualquer leitor de forma equilibrada chegaria a essas conclusões. Assim também você amigo leitor poderia fazer o mesmo. Desta forma criticamente concluir quem e por que estão nas ruas. Seria interessante agora fazer o mesmo com as manifestações que apoiam o governo e sociologicamente chegar as suas conclusões. Poderiamos tambem pesquisar quais entidades estão por tras dstas manifestações. Foram criadas nos ultimos tres anos via internet ou são históricas que já tem 30 a 50 anos fazendo a história deste país. Mas este é assunto para uma proxima pesquisa.  JORGE KUSTER JACOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário