sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

IWCA Mantiqueira fomenta força feminina no café do Sul de Minas


Por Leticia Seda
postado há 21 horas e 8 minutos atrás
Aumentar tamanho do textoDiminuir tamanho do textoImprimir conteúdo da página

Por Leticia Seda, pós-graduada em Análise de Sistemas, cafeicultora da Albinati Coffee e diretora do IWCA Mantiqueira

A IWCA - Aliança Internacional das Mulheres do Café é uma rede presente em 18 países e formada exclusivamente por mulheres ligadas a cadeia do café, que tem como principal objetivo dar visibilidade as mesmas e ao trabalho por elas realizado.

Foto: Divulgação / IWCA Mantiqueira
Primeira reunião do ano do Subcapítulo IWCA – Mantiqueira discute custos do café

A Aliança se posiciona como representante dessas mulheres em instâncias nacionais e internacionais, reforçando o importante papel delas no negócio do café a nível mundial. Em 6 de outubro de 2012 foi criada a IWCA Brasil e atualmente cinco Subcapítulos dessa Aliança já estão fortemente consolidados em nosso país.

O Subcapítulo IWCA – Mantiqueira foi criado e se formalizou com a assinatura da Carta de Entendimento no dia 8 de dezembro de 2015, na sede da APAS, no Distrito de Ferreiras, município de São Gonçalo do Sapucaí (MG). O evento contou com a presença da presidente da IWCA Brasil - Sra. Brígida Salgado, da fundadora da IWCA Brasil - Josiane Cotrim Macieira, da convidada especial, presidente da BD Import USA – Sra. Phyllis Johnson e das 38 mulheres cafeicultoras membros fundadoras desse Subcapítulo.

O Subcapítulo Mantiqueira trouxe consigo a inovação de ser constituído não somente pelas mulheres cafeicultoras proprietárias de pequenos sítios, mas também por mulheres que trabalham e vivem do café sem, no entanto, possuírem terras.

Foto: Divulgação / IWCA Mantiqueira


Aquelas que possuem, tem sítios com sete hectares em média, na sua maioria destinados a monocultura cafeeira. Estas pequenas proprietárias produzem cafés especiais e algumas são vencedoras de diversos concursos regionais de qualidade. São mulheres que trabalham em seu cafezal de sol a sol, preparando mudas, plantando, adubando, podando, colhendo e cuidando do pós-colheita e do beneficiamento do seu café.

As mulheres que não possuem sua própria terra trabalham como empreiteiras de serviços nos cafezais de outras propriedades, executando serviços de capina, plantio, adubação e colheita.

Na estação da colheita, muitas delas se tornam meeiras de outros produtores, o que faz com que obtenham suas próprias sacas de café como pagamento pelos serviços. Esse café obtido por meação tem seu processo de pós-colheita feito de forma artesanal no quintal de suas próprias casas. O produto final é geralmente vendido ainda com casca (em coco) para os corretores da região, uma vez que elas não dispõem de recursos para beneficia-lo. Esta é uma realidade comum no Brasil cafeeiro.

A IWCA Mantiqueira busca resgatar e incluir estas mulheres empreiteiras e/ou meeiras na cadeia produtiva, bem como capacitar, valorizar e tornar visível o trabalho de todas elas.

Foto: Divulgação / IWCA Mantiqueira

Contamos com a colaboração e suporte importantíssimos da Associação dos Produtores do Alto da Serra - APAS, para realização nossas reuniões e capacitação enquanto não temos sede própria. A sede, o nosso espaço, é muito importante e já começamos o planejamento para conquistá-lo, mas precisamos de muita ajuda.

As mulheres da Aliança em nossa região estão, agora, tendo pleno acesso a informações e se capacitando intensamente, o que as tornam cada vez mais competentes no trato das lavouras, na gestão dos custos, no cuidado com o meio ambiente entre outras atividades.

Mas o maior legado é a união, a valorização pessoal, a conscientização de sua capacidade, a motivação dos filhos em permanecer no negocio café, o respeito da comunidade e o foco no planejamento de nossas ações.

Para conhecer essas mulheres do café e ficar informado de nossos trabalhos visite-nos no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário