quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

SP: Cursos com ênfase em agroecologia e publicação de livros marcam atuação do Pronera em 2015

Publicado dia 28/12/2015
Com grande amplitude de atuação, cursos diferenciados e que enfatizam práticas agroecológicas, o Incra em São Paulo encerra o ano de 2015 com muitas conquistas em uma área estratégica para o desenvolvimento das famílias assentadas: a Educação no Campo. Por meio do seu Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), houve a conclusão de um curso de graduação em Agronomia e de três cursos de especialização, além do início de cursos inéditos voltados para a juventude rural. “A capacitação do público da reforma agrária e dos educadores e técnicos que atuam nos assentamentos é uma prioridade, e estamos buscando ampliar a educação no campo no estado, com uma preocupação especial em favorecer a produção agroecológica e sustentável das famílias no campo”, enfatiza o superintendente regional do Incra/SP, Wellington Diniz Monteiro.
As turmas encerradas em 2015 formaram 47 alunos em Agronomia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de 137 alunos em cursos de pós-graduação como especialistas em temas como Desenvolvimento Territorial, Educação do Campo e Agroecologia. Os cursos de especialização foram oferecidos em parcerias com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas. Os novos cursos iniciados neste ano foram o de Pós-Médio em Cooperativismo e Agroecologia, Cinema, Juventude e Ruralidades e Juventude Camponesa e Transição Agroecológica, estes em parceria com instituições como a Unesp de Marília e de Botucatu.
Outro resultado a ser comemorado foi a publicação de dois livros: o Residência Agrária: Reflexões e Práticas sobre o Desenvolvimento Territorial Camponês e o Vivências e Experiências: Olhares de Educadores do Campo sobre o Campo. Segundo a coordenadora do Pronera em São Paulo, Sonia Rodrigues, a publicação dos livros contribui para a consolidação e difusão dos aprendizados obtidos pelos alunos. “Há muitas pesquisas e reflexões de qualidade sobre a realidade rural nesses cursos, e a publicação dos livros facilita a consulta e a divulgação de abordagens que vão de práticas de preservação ambiental às experiências pedagógicas”, destaca Sonia.
O Pronera publicou também neste ano o Guia do Pronera, um material de divulgação que resume os princípios e o funcionamento do programa, com exemplos concretos dos tipos de cursos e projetos que financia ou apóia. “No conjunto, os materiais impressos dão visibilidade para a dimensão e avanços do programa no estado”, avalia Sonia.
Em 2016 haverá a implantação de um novo curso de Especialização em Educação do Campo, cujas inscrições estão abertas até dia 30 de janeiro (edital completo em http://www.gepec.ufscar.br/especializacao) As classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são outra importante frente de atuação do Pronera, e também terão prosseguimento no próximo ano. O convênio, em parceria com o Movimento de Educação de Base (MEB), beneficia 480 alunos com o projeto Educação de base para a construção da cidadania plena e participativa: Territórios da Reforma Agrária livres do Analfabetismo.
O Pronera
O Pronera propõe e apóia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das área de reforma agrária. O público alvo são os jovens e adultos dos projetos de assentamento criados pelo Incra, que por meio do programa têm acesso a cursos de educação básica, (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos superiores e de especialização.
As ações do programa têm como base a diversidade cultural e socioterritorial, os processos de interação e transformação do campo, a gestão democrática e o avanço científico e tecnológico.
Assessoria de Comunicação Social
Incra-SP
(11) 3823 8558 / 8523

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