terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Incra forma primeira turma de médicos veterinários

Publicado dia 16/12/2015
 
Uma cerimônia no Teatro Guarany, em Pelotas (RS), nesta sexta-feira 18 de dezembro, celebra a formatura da primeira turma de Medicina Veterinária realizada pelo Incra no país, por meio do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera) e em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento inicia a partir das 17 horas.
 
A turma, com 45 alunos, é formada por agricultores assentados, acampados e filhos de beneficiários da reforma agrária, oriundos de seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Ceará.
 
É considerada uma turma especial de Medicina Veterinária que se estruturou em 2007, com 60 alunos selecionados na época. Porém, as aulas começaram em 2011 porque o curso foi suspenso por liminar do Ministério Público Federal de Pelotas. O processo foi revertido com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2010, garantindo o direito dos agricultores.
 
Avaliação do curso
Na semana passada, os formandos tiveram no centro de formação do Projeto de Assentamento Viamão (localizado na região metropolitana da capital Porto Alegre), um seminário de avaliação final do curso. O objetivo foi analisar as parcerias estabelecidas, o método pedagógico utilizado (tempo escola e tempo comunidade), as estruturas de estudo (laboratórios, salas de aula, práticas, trabalhos de campo, etc.) e os estágios curriculares - composto por 600 horas, sendo 450 horas de atividades práticas.
 
De acordo com o professor da UFPel e paraninfo da turma, Luiz Filipe Damé Shusch, os estágios foram bem diferenciados, a maioria em áreas de assentamento ou em cooperativas e associações vinculadas à reforma agrária. “Em torno de 10% apenas foram em outros locais”, afirmou ele.
 
A coordenadora do projeto do Pronera na UFPel, professora Margarida Buss Raffi, destacou o processo de aprendizado mútuo que o curso proporcionou à Universidade, já que foi o primeiro convênio celebrado entre o Incra e a instituição de educação. “O seminário de avaliação buscou levantar os resultados dessa primeira experiência a fim de subsidiar as próximas turmas a serem recebidas”.
 
Para o formando Silvio Berti, a alegria de completar o ensino superior compensa as dificuldades enfrentadas ao longo do processo. Segundo ele, a formatura é uma conquista de todos, que representa a superação do grupo. "Se não fosse o espírito coletivo da turma, o número de formandos poderia ser menor. Nós sempre tivemos a dinâmica de se apoiar. Aqueles que tinham mais facilidade em aprender o conteúdo organizavam monitorias fora do horário de aula para estudar com os demais colegas", lembra.
 
Além desta primeira turma que se forma, está em andamento desde 2013 na UFPel a segunda turma de Medicina Veterinária, que iniciou com 60 educandos.
 
Serviço:
O quê: Formatura da primeira turma de Medicina Veterinária / Pronera no país
Quando: 18 de dezembro de 2015
Onde: Teatro Guarany – Pelotas (RS)
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário