sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Assentamento paraibano inicia entrega de 34 toneladas de alimentos ao PAA

Publicado dia 10/12/2015

Fornecimento de produtos garantirá renda anual de R$ 8 mil a cada agricultor do grupo

Um grupo de cinco agricultores do assentamento da reforma agrária Cajá de Matinhas, localizado no município de Matinhas, no Território da Cidadania da Borborema, no agreste paraibano, comemora a primeira entrega de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Até outubro de 2016, eles irão fornecer, por meio da política pública de comercialização, 34 toneladas de dez tipos de alimentos produzidos no assentamento ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Campina Grande, que fará a distribuição às instituições públicas do município.

O projeto – o primeiro de fornecimento de alimentos ao PAA no assentamento –, vai garantir uma renda anual de R$ 8 mil para cada assentado do grupo. Na primeira entrega, em 19 de novembro, o grupo forneceu 4,1 toneladas de laranja do tipo cravo (tangerina), principal fruta produzida na região. Localizado a cerca de 148 quilômetros da capital João Pessoa, na Região Metropolitana de Campina Grande, o município de Matinhas é considerado o maior produtor de tangerina do Nordeste e de laranja da Paraíba.

Além da tangerina, o grupo irá comercializar, por meio do PAA, jerimum (abóbora), batata-doce, banana, feijão-verde, jaca, limão, manga, milho verde e macaxeira (mandioca). A entrega dos alimentos será feita semanalmente durante 12 meses, em quantidades que variam a cada semana. A responsabilidade pelo transporte dos produtos é dividida entre o Sesc e a Associação dos Moradores do Sítio Cajá de Matinhas.

Acompanhamento

O Projeto foi elaborado pelos técnicos que acompanham o assentamento, Patrick Custódio de Araújo e Paula Cristiane da Silva, da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap). A entidade foi contratada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a 31 assentamentos do Território da Cidadania da Borborema, onde vivem cerca de 1,2 mil famílias.

De acordo com Custódio, o projeto coletivo, que atualmente envolve quatro agricultoras e um agricultor, deve ganhar mais participantes com o sucesso do grupo. “Vimos a necessidade de sensibilizar os agricultores assentados para a produção diversificada e para as políticas públicas de comercialização para a agricultura familiar. É um grande passo inicial, pois irá servir de exemplo no assentamento, para que nos próximos anos aumente a quantidade de participantes no projeto”, disse.

O assentado Tiago Rodrigues ressaltou que o projeto de fornecimento de alimentos ao PAA diminui a atuação dos atravessadores no assentamento e dá ao agricultor assentado a garantia de venda da produção. “Antes vendíamos aos atravessadores e hoje, com a entrega já iniciada, temos certeza de que vamos melhorar nossa renda porque antes vendíamos pela metade do preço. Com este programa, agora temos a quem destinar nossa produção e assim ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou o agricultor.

Com informações da Coonap

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259 / 8121-3864
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário