terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Agricultores familiares gaúchos recebem sementes crioulas



Publicado dia 04/12/2015
Programa de Aquisição de Alimentos doa sementes crioulas de milho e feijão para agricultores familiares no RS.

Até o final de dezembro, as lavouras de assentados e quilombolas gaúchos recebem reforço de mais 35,2 toneladas de milho e feijão crioulos. A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - modalidade Aquisição de Sementes, que vai atender 17,2 mil agricultores familiares no Rio Grande do Sul em 2015.
Neste sábado (5), a entrega de 5,2 toneladas de sementes, em São Lourenço do Sul, beneficia 351 famílias de 11 comunidades remanescentes de quilombos localizadas em sete municípios. Na semana anterior (de 25 a 27/11), 13 toneladas de milho pampeano foram distribuídas aos agricultores dos 30 assentamentos de Santana do Livramento.
“Veio em boa hora. Em dezembro já começa o plantio e é difícil conseguir sementes crioulas. Só se acha híbrido ou transgênico”, relata Otílio de Almeida, do assentamento Cerro dos Munhoz. O agricultor mantém cultivos de subsistência diversificados, como batata, pêssego e mandioca, juntamente com mel, leite e pequenas criações. Por isso, ao menos 1,5 hectare de seu lote, de 24 hectares, é reservado à produção de espigas: “Sempre precisa para consumo e para tratar os bichos”, explica.
Durante o ano, o cronograma de entregas do PAA Sementes para o público da reforma agrária também abrangeu os municípios de São Francisco de Assis, São Gabriel, Manoel Viana, Santa Margarida do Sul, Hulha Negra e Piratini. No total, 30 toneladas foram destinadas a cerca de 2 mil famílias. Considerando o universo de agricultores familiares no estado, 17,2 mil unidades produtivas estão sendo beneficiadas com 344 toneladas de milho e 90 toneladas de feijão.
PAA/Sementes
As sementes adquiridas por meio do programa são doadas a famílias que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf (DAP Física). A técnica da delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Tania Hansel, explica que a prioridade recai sobre os agricultores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mulheres, assentados, povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.
No estado, as compras são operacionalizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O MDA é o executor da política e responsável pelos repasses de recursos e pela distribuição. No caso dos assentamentos, as entregas ocorrem com apoio da assistência técnica contratada pelo Incra.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3311
imprensa@poa.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário