domingo, 29 de novembro de 2015

Superintendente do Incra no Acre é servidor de carreira da autarquia e filho de assentados



Publicado dia 25/11/2015

O engenheiro agrônomo do Incra Márcio Rodrigo Alecio, que no final do mês de outubro passou a ocupar o cargo de superintendente da autarquia no Acre, tem no histórico, além da experiência em prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural, o fato de conhecer com propriedade a vida em uma área da reforma agrária. Em 1985, aos três anos de idade, chegou ao Acre acompanhado dos pais, para viver no assentamento Quixadá, no município de Brasileia.

Natural de Foz do Iguaçu, no Paraná, o filho dos produtores rurais Sérgio e Izabel Alecio – contemplados com um lote da reforma agrária – morou dos três aos 11 anos no assentamento, onde cursou o ensino fundamental. Para dar continuidade aos estudos, se mudou para Brasileia, mas a vida no campo permaneceu como referência, tanto que, em 1999, foi aprovado no vestibular para Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Acre, curso finalizado em 2004.

No ano seguinte, ingressou no mestrado em Agricultura no Trópico Úmido no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM). Em 2006, foi aprovado em concurso do Governo do Acre e passou a atuar como extensionista rural nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil até o início de 2008, quando foi nomeado para o cargo de engenheiro agrônomo no Incra.

De lá, para cá, conciliou o trabalho no Instituto com um doutorado em Biotecnologia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Até ser nomeado superintendente, coordenou com sua equipe os programas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), grandes investimentos dos Pronafs A e A/C, além do Terra Sol, ação do Incra de fomento à agroindustrialização e à comercialização em áreas de reforma agrária.

Nos últimos anos, a Superintendência do Incra no Acre se tornou referência nos três programas. No caso de Ater, Alecio esteve à frente dos trabalhos para universalizar a contratação dos serviços no Acre em 2015, o que atenderá 15 mil famílias de 120 projetos de assentamento localizados nos 22 municípios do estado.

Para ele, o fato de ter vivido em um assentamento – onde os pais moram até hoje – foi decisivo para a formação e a maneira com lida com as demandas do público dessas áreas. “O fato de ter crescido no meio rural, o convívio com pessoas assentadas faz você olhá-las com outros olhos, enxerga nelas alguém próximo a você, seus familiares. Com certeza fez toda a diferença para mim e é algo do qual me orgulho”, afirma Alecio.

“Com apoio dos servidores da casa, entidades parceiras, movimentos sociais e dos parlamentares podemos avançar cada vez mais, sempre com foco na promoção de melhorias para as famílias beneficiárias da reforma agrária”, completa o superintendente.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/AC
(68) 3214-3023
http://www.incra.gov.br/ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário