quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Incra/SC cria mais um assentamento no município de Ponte Alta

Publicado dia 20/11/2015

A superintendência do Incra em Santa Catarina acaba de aprovar a destinação de mais um imóvel rural para a o assentamento de famílias agricultoras no estado. O novo assentamento está situado no município de Ponte Alta (SC) e possui uma área de 119,06 hectares. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20) e beneficia sete famílias de trabalhadores rurais sem terra.
Conhecida como Fazenda Cabaçais, a área foi desapropriada da empresa Marombas Indústria e Comércio de Madeiras e passará a ser denominada Projeto de Assentamento Antônio Ferreira de Souza – Toninho, agricultor assentado no município de Curitibanos, que faleceu há pouco mais de um ano, e que era reconhecido como importante liderança, admirado por trabalhadores rurais acampados e assentados na região. A fazenda foi desapropriada pelo descumprimento de sua função social, sendo diagnosticada como improdutiva no laudo de fiscalização agronômica elaborado por técnicos do Incra.
Apesar de possuir uma área considerada pequena para a criação de um projeto de reforma agrária, o imóvel faz divisa com o assentamento Anita Garibaldi, onde residem e trabalham 45 famílias, em área de 520 hectares. Nessa área as famílias se especializaram na produção de leite e hortifrutigranjeiros, especialmente da moranga, um tipo de abóbora muito comum no sul do País. Elas também integram a Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre (Coopertel), da qual Toninho era um de seus diretores.
O Incra/SC agora deverá selecionar as famílias a serem beneficiadas com o assentamento. A partir de então, serão assistidas pelo Núcleo Operacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de Ponte Alta, que deverá orientá-las na aplicação dos créditos que farão jus ao serem assentadas. O estudo acerca da capacidade de geração de renda das famílias do novo assentamento, elaborado durante o processo de desapropriação da área, indicou a viabilidade econômica e social para as famílias, se mantiverem as mesmas características de produção de seus vizinhos assentados. 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3560
comunica.sc@fns.incra.gov.br
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc
http://www.incra.gov.br/sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário