segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Incra leva assistência técnica associada a ações do Outubro Rosa para assentadas em Santa Catarina

Publicado dia 18/11/2015
 foto: Ascom Incra/SC

O cuidado com a saúde da mulher, em especial, na prevenção ao câncer, mereceu destaque, durante o mês de outubro, entre as atividades desenvolvidas pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc) que atende os assentamentos do Incra em Calmon (SC), no Planalto Norte catarinense. 
Durante dia de campo realizado com um dos grupos de mulheres do assentamento Jangada, uma horta medicinal foi implantada como forma de destacar a importância da alimentação saudável para a prevenção da doença. Vestindo rosa, as mulheres auxiliaram na preparação do espaço e plantio das mudas. As técnicas em assistência técnica explicaram às assentadas que o horto é estruturado com base no funcionamento do corpo humano, simbolizado pela mandala. Para instalação, delimitaram-se raios simétricos que comportam em cada um as plantas responsáveis pelo funcionamento de determinada parte do organismo. 
No decorrer do trabalho, a importância de promover a autoestima feminina também foi lembrada, uma vez que pesquisas indicam que fatores emocionais como a depressão aumentam a probabilidade de acometimento pelo câncer. "Mulheres agricultoras foram por anos esquecidas, muitas vezes deixadas de lado, não valorizadas, muitas vezes com tristeza no olhar e só pensando em trabalhar. Mas isso está mudando. Hoje as mulheres estão mais alegres, mais felizes, mais vivas, mais confiantes, mais alto astral. O nosso trabalho é de formiguinha, mas não vamos desistir", revelou a técnica Neiva Melo sobre a atividade. “O trabalho com essas mulheres é o que me motiva e realiza como profissional e principalmente como ser humano”, destacou Márcia Fernandes, técnica que também atua com o grupo. 
5 mil famílias atendidas
A assistência técnica nos assentamentos catarinenses é prestada pela Cooptrasc desde fevereiro de 2013, garantindo o atendimento a todas as cinco mil famílias assentadas nos 122 projetos no estado. A cooperativa mantém 11 núcleos operacionais para atender os assentamentos, entre eles, o de Calmon. 
O projeto de instalação dos hortos medicinais nos assentamentos teve início pelo oeste do estado em 2014. Hoje já abrange todo o estado com o objetivo de resgatar e reconhecer os saberes populares que tradicionalmente empregam ervas medicinais no combate e prevenção a doenças que acometem homens e mulheres do campo.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3559
comunica.sc@fns.incra.gov.br
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário