segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Implantado projeto de atividade física para idosos assentados na Paraíba



Publicado dia 30/11/2015
 
O projeto Melhor Idade na Reforma Agrária  (MIRA), desenvolvido pela Cooperativa dos Produtores Nordestinos da Agricultura familiar (CPNAF), está levando atividades físicas para 60 idosos de 17 assentamentos da Zona da Mata Norte da Paraíba.
 
O MIRA foi inaugurado no dia 15 de novembro, na sede do Projeto de Assentamento Canudos, localizado no município de Cruz do Espírito Santo, distante cerca de 20 quilômetros da capital João Pessoa. Durante as atividades, os idosos dispõem de aula funcional e hidroginástica ministradas por dois professores de Educação Física de academia Athletic, de João Pessoa, de forma voluntária, por meio de parceria com a CPNAF.
 
As atividades físicas do projeto ocorrem a cada 15 dias e os idosos, antes de cada série de exercícios, passam por uma avaliação dos profissionais, que analisam se cada participante tem condições de continuar. Cada sessão do MIRA dura aproximadamente três horas. A hidroginástica é praticada em duas piscinas construídas na sede do assentamento.
 
Segundo o presidente da CPNAF, Jaciel Franklin, o objetivo do projeto MIRA é incentivar os idosos dos assentamentos a praticarem atividade física. “Além disso, nós queremos promover uma socialização desses homens e mulheres que já trabalharam tanto e, muitas vezes, ficam dentro de casa sem praticar nenhuma atividade funcional. Isso pode até levá-los a uma depressão”, disse Jaciel.
 
O presidente da CPNAF informou ainda que os idosos que não tem como se deslocar até a sede do assentamento Canudos, o projeto disponibiliza transporte  que fará o trajeto de ida e de volta. “Além disso, nós daremos lanche depois de cada dia de atividade, a todos os idosos, com produtos da reforma agrária. O lanche é composto, entre outras coisas, de bolos de milho, batata-doce, tapioca/beiju, suco de acerola e caju”,disse.
 
O superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju, elogiou a iniciativa da CPNAF. Segundo ele, essa é mais uma iniciativa que serve de exemplo para ser implantada em outros assentamentos. “É uma forma criativa de dar atenção aos idosos, promover lazer, integração e saúde”, disse Caju.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário