quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Tereza Campello recebe ministro do Desenvolvimento Social de Lesoto


POLÍTICAS SOCIAIS

Delegação africana participa de seminário organizado pelo MDS para apresentar experiência do Bolsa Família
Publicado20/10/2015 16h38,
Foto: Ana Nascimento/MDS
Brasília – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, se reuniu, nesta terça-feira (20), com o ministro do Desenvolvimento Social de Lesoto, Molahlehi Tiisetso Letlotlo. No encontro, foram apresentadas políticas públicas, como o programa Bolsa Família, que atende cerca de 14 milhões de famílias, e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
“Estamos aqui para aprender como os brasileiros tiveram progresso e investiram nas políticas de proteção social. O Bolsa Família deve ser admirado e apoiado por todos, porque ele existe para salvar as vidas das pessoas, melhorar sua saúde e frequência escolar, e fazê-las se sentir parte desse compromisso”, afirmou o ministro africano. Dos cerca de 1,9 milhão de pessoas que vivem em Lesoto, 57% da população vive abaixo da linha da pobreza. Além disso, o país possui um dos mais altos índices de contaminação por HIV do mundo (23% dos adultos).
A delegação mostrou interesse em aprender como o governo brasileiro coordena as ações de combate à pobreza e à fome de forma intersetorial e multidimensional. A ministra Tereza Campello destacou que esta é uma das principais dificuldades na implementação das políticas, mas que é necessário enfrentá-la.  “Só se consegue combater a pobreza com um conjunto de políticas”, disse. Ela também destacou outro fator fundamental para o sucesso. “Todas as experiências de governança intersetorial têm em comum uma questão: a vontade política de quem está no comando da nação”.
Até quinta-feira (22), as delegações de Lesoto, do Haiti, da Tanzânia e da Zâmbia participam de um seminário internacional promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ao final do encontro, os representantes estrangeiros irão a um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no Distrito Federal, para entender o processo de inserção das famílias pobres no Cadastro Único.
Esta é a segunda vez que uma delegação de Lesoto vem ao país como o objetivo de conhecer as políticas públicas brasileiras. Durante o encontro, o ministro africano também relatou à ministra os recentes avanços da proteção social em seu país e destacou que parte desse esforço foi influenciado pela visita anterior ao Brasil.
Atualmente, Lesoto tem o Programa Bolsa Criança (Child Grants Programme) que faz transferência de renda não condicionada para lares que acolhem órfãos e crianças vulneráveis. Além do programa social, em 2015, o governo de Lesoto lançou a Política Nacional de Desenvolvimento Social (NPSD), com o objetivo de promover programas que melhorem o bem-estar das pessoas com foco na redução da pobreza e da desigualdade. Em parceria com outros ministérios, eles também desenvolvem a Estratégia Nacional de Proteção Social (NSPS) para garantir políticas complementares em diferentes áreas.
Informações sobre os programas do MDS:0800-707-2003mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:Ascom/MDS(61) 2030-1021www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário