quarta-feira, 28 de outubro de 2015

História do Líbano para todas as idades

Livro que conta a origem e o desenvolvimento do país árabe em texto e ilustrações ganha tradução para o português. Publicação marca estreia de editora.



São Paulo - Por que não traduzir para o português e lançar no Brasil um livro sobre a história do Líbano? A antropóloga Maria Dulce Eddé nunca teve essa ideia, até que suas amigas libanesas e autoras de “História Ilustrada do Líbano” sugeriram que ela publicasse a obra no Brasil. Ela aceitou o desafio e, em setembro, lançou junto com o livro a sua própria casa editorial: a Eddé Editora.

“Por que não publicá-lo em português, sendo que já havia sido publicado em inglês, francês e árabe, e uma vez que existe no Brasil um grande número de descendentes de libaneses? Fiquei entusiasmada pela ideia de poder publicar um livro de qualidade, e muito feliz em poder divulgar a história do país dos meus antepassados”, afirmou Eddé à ANBA.
Divulgação
Livro é o primeiro da nova editora
 A obra foi escrita em 1987 pelas jornalistas Nayla de Freige e Maria Saad, com ilustrações de Fadlallah Dagher. Foi publicada originalmente em francês e depois traduzida para o árabe e o inglês. “História ilustrada do Líbano” narra a trajetória do país desde a presença do homem de Neandertal naquele território e se estende até 2006, com atualizações feitas pelas autoras. A história relata, assim, marcas fundamentais para o estabelecimento do Líbano, como o mandato francês nos anos 1920, a independência em 1943, a complexa relação do conflito entre palestinos e israelenses e a presença de palestinos em seu território. 

Maria é neta de um ex-presidente do Líbano, Émile Eddé, que ocupou o cargo entre 1936 e 1941, e viveu a infância e a juventude entre São Paulo e a capital libanesa, Beirute. Ela afirmou que o livro pode ter um grande apelo não apenas entre a grande comunidade libanesa que vive em São Paulo, como também entre descendentes de outros países árabes que vivem no Brasil. Segundo a editora, o lançamento em Foz do Iguaçu, cidade paranaense com uma grande comunidade árabe, foi “um grande sucesso”.

“Esse livro tem uma grande qualidade, a de ter uma demanda constante ao longo dos anos. À medida que novas gerações vão surgindo, haverá um interesse renovado nesta obra. Mas apesar do livro ser direcionado inicialmente para libaneses, lembramos que o Oriente Médio inteiro, como berço da civilização, compartilha de um mesmo passado, portanto pode gerar interesse por qualquer pessoa de qualquer idade interessada em história”, afirmou Maria.

Segundo a editora, o foco do livro são os leitores adultos. No entanto, a ideia de escrevê-lo surgiu depois que o filho de uma das autoras, quando ainda era criança quis saber mais sobre seu país. Além disso, Maria afirma que "História Ilustrada do Líbano" é opção de leitura infanto-juvenil. "Acredito que pode ser usado como leitura paradidática, pois já serviu de contação de histórias em colégios com muito sucesso entre jovens estudantes", disse.

“História Ilustrada do Líbano” é o primeiro, mas não será o único título da nova editora. Duas outras obras chegam às livrarias nos próximos dias: “Tito, o papagaio”, escrito por Hilda Eddé, mãe de Maria Dulce, e “O Oásis da Paz”, do poeta libanês Mikhail Naimy. Ainda neste ano, uma biografia deverá ser publicada. Maria afirmou que o objetivo da editora é divulgar obras que contribuam para aproximar oriente e ocidente, mas isso não é “obrigatório”.

Serviço:
Título: História Ilustrada do Líbano
Autores: Nayla de Freige e Maria Saad
Ilustrações: Fadlallah Dagher
Selo: Edde Editora
Preço: R$ 65
Páginas: 64

Nenhum comentário:

Postar um comentário