quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Conferência em Brasília discute manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais


  • Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2015, 15h43
snsa gustavofrayha corsap destaqueO manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais foi debatido numa conferência regional realizada em Brasília. A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), do Ministério das Cidades, destacou a elaboração de estudo sobre Saneamento Básico das Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (RIDEs) no Brasil.
O chefe de gabinete da SNSA, Gustavo Zarif Frayha, ressaltou a importância dos debates para o Distrito Federal. “Os desafios para Brasília e municípios do entorno, quanto ao manejo dos resíduos sólidos e das águas pluviais são consideráveis, e demandam uma atuação conjunta e coordenada das esferas federal, estadual e municipal, em conjunto com a sociedade, na busca de soluções compatíveis com a relevância que esta região representa para o desenvolvimento do país”, explicou.
Segundo Frayha, o estudo sobre saneamento básico está sendo realizado em parceria do Ministério das Cidades com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), também envolve o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (UNIVASF). Atualmente a pesquisa é feita para os polos de Petrolina (PE), Juazeiro (PE), Grande Teresina (PI) e Distrito Federal e entorno. “Deste trabalho resultarão produtos importantes, inclusive cadernos temáticos para cada um dos municípios integrantes das RIDEs, que embasarão e facilitarão a execução dos respectivos planos municipais de saneamento”, assegurou o representante do Ministério.
Na Conferência, o chefe de gabinete da SNSA falou sobre a importância do consorciamento entre entes federados para a melhoria do saneamento básico. Esta modalidade está prevista nos programas e respectivos manuais técnicos da Secretaria.
O evento, promovido pelo Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (CORSAP-DF/GO), aconteceu na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília. Fazem parte deste consórcio, além do Distrito Federal e de Goiás, 19 municípios goianos: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa.
O Ministério das Cidades apoia a execução de 82 empreendimentos de saneamento básico na região do Consórcio, representando investimentos da ordem de R$ 2,6 bilhões no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário