quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Assentado no Amapá apresenta projeto agroecológico em fórum científico na França



Publicado dia 21/10/2015
Os estudantes viajaram em companhia de professor do curso - Foto: Ascom Ifap
 
Um projeto de agroecologia de produção de hortaliças de maneira ecológica e ambientalmente correta é apresentado por assentado do Incra no Amapá, durante o Fórum Franco Brasileiro “Ciência e sociedade”, na cidade de Arras, situada a cerca de 170 quilômetros de Paris.
 
O assentado do Incra no Amapá e outros dois estudantes do campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foram selecionados por meio de edital lançado pela Assessoria Internacional do Ifap para apresentarem um projeto agroecológico na França, durante o Fórum que ocorre de 18 a 23 deste mês. Os alunos viajaram para o evento no dia 17 de outubro, em companhia de professor do Instituto.
 
No Fórum Franco Brasileiro “Ciência e sociedade” estarão presentes 15 instituições franceses e dez brasileiras, entre as quais os Institutos Federais, no total de 260 participantes, entre brasileiros, chilenos e franceses. Realizado a cada dois anos pela rede dos estabelecimentos de ensino agrícola francês, em parceria com o Governo brasileiro – por meio do Ministério da Agricultura, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) -, o objetivo do fórum é contribuir para a formação e o enriquecimento da cultura científica dos jovens, bem como reunir pesquisadores, editores, professores e jovens do ensino agrícola e formar uma rede de multiplicadores do debate sobre a ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida, fornecendo aos estudantes subsídios para desenvolver ações na comunidade escolar.
 
O professor Vinícius Campos, pró-reitor de Pesquisa, explica que o projeto levado à França inclui uma pesquisa sobre o grau de conhecimento da temática Agroecologia pelas turmas dos cursos técnicos de Comércio (Proeja) e Meio Ambiente (Integrado, Subsequente e Pronera) e a montagem no campus Laranjal do Jari de uma unidade demonstrativa de produção de hortaliças, utilizando matérias-primas descartadas, como madeira, pneus e garrafas pet.
 
O assentado do Incra/AP, Elias de Oliveira Brito, afirmou que o evento é uma oportunidade de aprendizado. “Eu agradeço a todos os meus professores por acreditar que eu sou capaz. Sinto-me muito feliz e realizado com essa oportunidade de poder demonstrar o que estamos aprendendo no Ifap. O que eu quero é continuar fazendo ciência”, disse. Elias Brito é aluno da turma do curso técnico em Meio Ambiente do Ifap, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)
 
Para Celso Francisco de Brito, do curso técnico em Comércio pelo Proeja, “fazer algo que possa ajudar minha comunidade é o que eu quero. Acredito que essa experiência marcará positivamente nossas vidas para sempre”, argumentou. O terceiro estudante a integrar a equipe é Fábio Alves Sales, do curso técnico Integrado em Meio Ambiente.
 
Na volta às atividades no Ifap, estudantes e professor devem atuar como multiplicadores da tecnologia, compartilhando as experiências e conhecimentos adquiridos durante o evento na França com a comunidade interna e externa, além de atuar como parceiros da Rede Fórum Ciência e Sociedade, desenvolvendo atividades com a comunidade escolar interna e externa voltadas para a popularização da ciência.
 
De acordo com a superintendente do Incra/AM, Maria Assunção Giusti de Almeida, projetos como estes têm por objetivo atender a aptidão agroecológica dos assentados dos assentamentos extrativistas no Sul do Amapá. “O curso veio exatamente dar apoio no processo de conservação de recursos naturais que faz parte da reprodução social dessas comunidades. Assim, também orientá-los, formar técnicos que possam auxiliar nos processos de manejo florestal dentro dessas áreas de reforma agrária, conforme o que temos pensado nos assentamentos verde”, afirma.
 
Com informações da Ascom do Ifap
 
Superintendência Regional do Incra/AP
(96) 3251-7987 / 7879

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