quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Articulação viabiliza troca de mudas entre assentados e internos de penitenciária em Santa Catarina



Publicado dia 21/10/2015
foto: Ascom Incra Santa Catarina

As sementes cultivadas pelas mãos dos internos da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, estão ultrapassando os muros da penitenciária e florescendo nos assentamentos da reforma agrária na região. Por meio de uma parceria, mudas do projeto de agricultura urbana desenvolvido na unidade abastecem os agricultores, que retribuem doando outras variedades de flores e hortaliças.

“Essa troca vem acontecendo desde o ano de 2014, quando a equipe da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) entrou em contato com um funcionário da prefeitura e conheceu a estrutura do projeto, localizada na área da UPA e mantida pelos internos em regime semiaberto”, relata a técnica de Ater que atende os assentamentos da região, Letícia Silva Melo.

Em agosto, a parceria foi formalizada pela direção da Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc), prestadora de Ater junto ao Incra em Santa Catarina (Incra/SC), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoinhas e a direção da UPA.

Para fortalecer esse vínculo, os técnicos de Ater levaram mudas de nove variedades de hortaliças e sementes dos assentamentos para doação ao projeto, que tem se revelado essencial não somente para ressocialização dos internos, como para a produção nos assentamentos.

“Essa parceria está sendo de extrema importância para auxiliar o desenvolvimento das atividades de Ater, exemplos disso são as hortas de plantas medicinais construídas em dois assentamentos com mudas vindas da UPA”, destacou Letícia.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3560
comunica.sc@fns.incra.gov.br
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc
http://www.incra.gov.br/sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário