terça-feira, 29 de setembro de 2015

Patrimônio genético e cultural

0  2 
 
 
terça-feira, 29 Setembro, 2015 - 14:15
Foto: Ascom/ MDA
Desde o início do cultivo da terra, a mais de 10 mil anos atrás, selecionar as melhores plantas – as mais produtivas ou mais adaptadas ao solo e clima – é prática constante dos agricultores. Desse processo, surgiram as muitas variedades de plantas que existem hoje. Essas sementes que constituem um patrimônio genético e cultural podem ser separadas em dois grandes grupos, as produzidas em indústrias e as tradicionais, também chamadas crioulas – que não sofrem nenhum tipo de modificação genética. 

Uma semente crioula é uma variedade desenvolvida, adaptada ou produzida por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, com características bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades. Estas sementes, passadas de geração em geração, são preservadas nos muitos bancos de sementes que existem em nosso país.

Um banco de sementes também serve como uma garantia para os produtores rurais, pois mesmo as melhores sementes podem sofre com problemas climáticos, como por exemplo, a falta ou o excesso de chuva. Caso uma safra seja prejudicada, os agricultores podem contar com as sementes estocadas para recuperar a produção.
O governo federal reconhece a importância de apoiar e fortalecer os bancos de sementes em todo o país, o que auxilia a ampliar a base genética disponível para os produtores rurais.
Uma destas iniciativas, apoiadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, começa nesta quarta-feira (30), em Catalão (GO), é 2ª Feira e Festa de Sementes, Mudas e Raças Crioulas, que segue até sexta-feira (2). A secretária executiva do MDA, Maria Fernanda Coelho, prestigia o evento nesta quinta (1º).
Como explica Sandra Aparecida Alves, do Movimento Camponês Popular, a feira vai permitir o acesso dos produtores rurais a sementes de alta qualidade. Elas vão estar expostas em 30 tendas, com cerca de 500 agricultores de vários estados. “Também vamos ter discussões sobre o uso de agrotóxicos e sobre a importância da organização das mulheres camponesas para a preservação das sementes crioulas, além disso, vai ter uma exposição de artesanato e de comidas típicas”.  A feira vai reunir agricultores da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Pará e Piauí.
Serviço
2ª Feira e Festa de Sementes, Mudas e Raças Crioulas
Data: 30 de setembro a 2 de outubro
Local: Clube do Povo – Catalão (GO)
Mateus Zimmermann
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/patrim%C3%B4nio-gen%C3%A9tico-e-cultural#sthash.sJVmZmPW.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário