sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Assentados paraibanos debatem criação de redes de sementes crioulas



Publicado dia 24/09/2015
 
Assentados guardiões de quatro bancos de “sementes da paixão”, do Território da Borborema, na Paraíba, participaram de seminário durante o último fim de semana para estruturação de redes de sementes. O encontro aconteceu na sede do Coletivo Unidos no Campo, no Assentamento José Antônio Eufrouzino, localizado no município de Campina Grande, distante cerca de 120 quilômetros da capital João Pessoa. “Sementes da paixão”, ou crioulas, são variedades locais cultivadas há gerações pelos agricultores familiares.
 
O objetivo da atividade foi promover a integração entre bancos de sementes e elaborar estratégias para o fortalecimento da rede, bem como iniciar a preparação para a participação dos grupos na festa da semente da paixão que acontecerá no próximo mês. Os bancos armazenam sementes crioulas, a exemplo de milho, feijão e outras variedades.
 
Durante o seminário, também foi realizada a troca de sementes entre bancos, como forma de ampliar a diversidade das variedades em cada um deles. Segundo levantamento do Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS), entidade contratada pelo Incra para articulação de ações de assistência técnica, existem 14 bancos de sementes em assentamentos paraibanos. O destaque maior está com as regiões paraibanas da Zona da Mata Sul com 43% dos guardiões de sementes, e da Borborema, onde estão 40% dos assentados responsáveis pela manutenção dos bancos de sementes. 
 
O seminário foi promovido pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contrata pelo Incra/PB para prestar assistência técnica aos assentamentos. Esse mesmo tipo de seminário será realizado pela cooperativa em outros assentamentos para incentivar a ampliação dos bancos de “sementes da paixão”.
 
Para o superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju, a estruturação das redes de sementes é de grande importância para a produção. “Essas sementes da paixão são altamente selecionadas pelos agricultores familiares. Dessa forma, quando são usadas no plantio proporcionam melhor rendimento na produção”, explicou Caju.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário