segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Seminário marca importância da Ater e 20 anos do Pronaf


 0  0 
 
 
segunda-feira, 31 Agosto, 2015 - 16:00
Fotos: Albino Oliveira/MDA
Livro '20 anos do Pronaf' é lançado em Seminário de 10 anos de Ater
Com grandes feitos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) chega aos 20 anos. São quase 25 milhões de contratos realizados e R$160 bilhões de recursos aplicados. E para celebrar a trajetória da política, foi lançado, nesta segunda-feira (31), durante a abertura do Seminário Nacional de Avaliação da Ater: ‘Balanços das Ações na Última Década e Novos Desafios’, o livro comemorativo dos 20 anos do Programa.
Na avaliação do ministro do desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, o evento significa o reconhecimento da agricultura familiar. “Estamos aqui afirmando a importância da agricultura para o Brasil e para o mundo”, destacou aos presentes.
Ao citar a segurança alimentar, produção em quantidade e qualidade, a importância da agroecologia e do cooperativismo, Patrus frisou a importância do trabalho coletivo e da assistência técnica. “É bom trabalharmos sempre juntos para produzir mais alimentos, incorporar novas tecnologias e superar o individualismo da nossa sociedade”, ressaltou.
Para o autor do livro e ex-secretário de Agricultura Familiar do MDA, o oficial de projetos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Valter Bianchini, o Pronaf é o grande responsável pela inclusão sócio produtiva na agricultura familiar. “É também um programa que trabalha lado a lado com a produção de alimentos e a segurança alimentar”, afirmou.
Seminário Nacional de Avaliação da Ater
Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o seminário tem o objetivo de impulsionar a assistência técnica em todo o país, por meio do diálogo e de trabalhos em grupo.
Participam técnicos e representantes da rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e privada, pesquisadores, membros da academia, representantes de agricultores familiares, da sociedade civil e do governo.
Os resultados obtidos no evento, que termina nesta quarta-feira (2), vão nortear a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª Cnater), marcada para ocorrer de 12 a 15 de abril de 2016, em Brasília. O tema será ‘A universalização da Ater pública e de qualidade para agricultura familiar no Brasil - desafios e estratégias’.

Serviço
Data: 31 de agosto a 2 de setembro (segunda a quarta-feira)
Local: Auditório Roberto de Bem, na EMBRAPA CENARGEN, localizado no Parque Estação Biológica - s/n.

Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/semin%C3%A1rio-marca-import%C3%A2ncia-da-ater-e-20-anos-do-pronaf#sthash.D82yEmts.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário