domingo, 30 de agosto de 2015

Sabor e tradição na Expointer

0  0 
 
 
sábado, 29 Agosto, 2015 - 21:15
Foto: Paulo Henrique Carvalho/ Ascom MDA
Foto: Paulo Henrique Carvalho/ Ascom MDA
Pela décima vez, as cuias de chimarrão do produtor Roberto Brondani marcaram presença no evento.
Parada obrigatória ao público da Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar chega a 17ª edição com recorde de participação. São 239 estandes ocupados pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Do total, 178 são de agroindústrias que levam ao espaço produtos coloniais como queijos, salames e pães;  as peças de artesanato estão em 49 estandes; outros cinco são para os produtores de plantas e flores, além de sete cozinhas na praça de alimentação local.
Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado, Marcos Regelin, a cada ano o pavilhão fica mais atrativo, com a presença massiva dos produtores rurais. “A feira é um espaço para que o produtor possa comercializar, divulgar seus produtos e agregar valor ao seu trabalho. O que vemos no pavilhão é o resultado de um ano inteiro de ações que fortalecem a agricultura familiar gaúcha”, afirmou.
Entre essas iniciativas, estão o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Mais Alimentos, que possibilitam a modernização das propriedades rurais. “Temos ainda uma grande parceria com a Emater do estado, que viabiliza os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural às famílias do campo”, reforçou.
Para quem expõe na feira  pela primeira vez, o momento é de expectativas. "Queremos vender tudo o que trouxemos. Hoje, vimos que o nosso tempero está sendo bem aceito e isso é muito bom", comentou Douglas Dalla Vecchia, 29 anos, que trouxe de Aratiba, município na região norte do Rio Grande do Sul, os embutidos produzidos pela família.
Renda familiar
Pela décima vez, as cuias de chimarrão do produtor Roberto Brondani marcaram presença no evento. Há mais de 20 anos, ele cultiva a poranga – planta usada como matéria-prima para a produção do objeto. Após a colheita, ele e a família desenvolvem diversos tipos de utensílios que trazem esculpidos a cultura do Sul do país. Essa produção garantiu à família R$ 15 mil na edição passada do evento. 
“Para nós a Expointer é um espelho, porque a gente vem aqui, divulga os nossos produtos, distribui os nossos contatos e as pessoas vem e encomendam os nossos produtos depois que passa o evento”, contou. O cultivo da poranga vai começar depois da feira. O resultado será comercializado na edição de 2016. 
Saiba mais
A Expointer é considerada a maior feira agropecuária da América Latina. Na 38ª edição do evento, estão quase 2,4 mil expositores, além de 4.758 animais de 160 raças. Em 2014, o pavilhão contou com 205 produtores. O público foi superior a meio milhão de pessoas e a comercialização do Pavilhão da Agricultura Familiar chegou perto dos R$ 2 milhões. A expectativa é que esse número aumente em 10%.
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/sabor-e-tradi%C3%A7%C3%A3o-na-expointer#sthash.if6NbwBf.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário