segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Máquinas brasileiras fortalecem agricultura internacional

0  0 
 
 
segunda-feira, 31 Agosto, 2015 - 18:15
Fotos: Rômulo Serpa/MDA
Mais Alimentos Internacional é tema de encontro com embaixadores e representantes dos seis países que já participam do programa
Buscando estreitar relações e aprimorar a experiência do Mais Alimentos Internacional, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu, nesta segunda-feira (31), embaixadores e representantes dos seis países que já participam do programa: Gana, Moçambique, Senegal, Quênia, Zimbábue e Cuba. O clima do encontro foi de boas notícias, uma vez que todos eles tiveram as operações de compras aprovadas pelo Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig) este mês.
Durante a conversa, os representantes dos países demonstraram interesse na continuidade do programa. O Mais Alimentos Internacional atende países da África, América Latina e Caribe – nações com similaridades culturais e sociais – num objetivo de desenvolvimento mútuo.
“Nosso desejo é não só manter, como consolidar e ampliar o Mais Alimentos Internacional. Porque é um programa que vai além da cooperação e atua em várias dimensões: econômica, social e alimentar. Tem um papel importante para a indústria brasileira, gera emprego e renda para todos os países envolvidos, e ainda é uma ferramenta para a conquista da segurança alimentar – de preferência com produção de alimentos saudáveis e nutritivos”, pontuou Patrus.
Com as experiências acumuladas nos últimos anos no combate à fome, o Brasil é um exemplo. Assim, além da tecnologia e da assistência técnica, os países integrantes terão um espaço de diálogo e troca de experiências relativo a políticas públicas, em especial voltadas para segurança alimentar. “Nosso país, infelizmente, ainda passa por alguns ciclos de falta de comida. Esperamos com ansiedade a chegada dos equipamentos, pois sabemos que ajudarão a transformar nossa agricultura e modernizar a produção de alimentos. Para nós, tudo isso é muito importante”, destacou o ministro conselheiro Peter Angore, do Quênia.
“O início foi difícil, mas com o apoio constante do MDA, recebemos as máquinas. Já conseguimos ver os primeiros resultados e estamos muito satisfeitos. O equipamento é estratégico para o programa de segurança alimentar que estamos desenvolvendo, e está sendo recebido com muita festa pelas famílias”, de acordo com Raciel Rodriguez, conselheiro econômico de Cuba. O país já está em negociação para a compra de uma segunda leva de equipamentos, que foi aprovada na última semana pelo Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig/MDIC).
“Temos o compromisso com o desenvolvimento de um mundo cada vez mais multipolarizado, com maior inclusão social, distribuição de renda, alimentos mais saudáveis e menos agressivo com o meio-ambiente”, finalizou o diretor do programa, Lucas Ramalho Maciel.
Participaram da reunião: Raciel Rodriguez, conselheiro econômico de Cuba; Barbara Addo, ministra conselheira de Gana; Manuel Lubissi, embaixador de Moçambique; Peter Angore, ministro conselheiro do Quênia; e Thomas Bvuma, embaixador do Zimbábue.

Juliana Reis
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/m%C3%A1quinas-brasileiras-fortalecem-agricultura-internacional#sthash.Ihby1M0f.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário