segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Incra doa casarão tombado pelo patrimônio histórico ao município de Goianésia (GO)



Publicado dia 31/08/2015

A Superintendência Regional do Incra em Goiás doou o casarão da sede do assentamento Presente de Deus ao município de Goianésia (GO). O imóvel foi tombado como patrimônio histórico e cultural do município. O termo de doação foi assinado, na última sexta-feira (28), pelo prefeito Jalles Fontoura e o superintendente regional substituto do Incra em Goiás, Alberto Batista. O objetivo do termo é garantir a restauração e conservação do prédio.

No local, o município pretende instalar um Centro Cultural, aparelhado com biblioteca, museu, sala de estudos e de informática. Os aparelhos públicos que serão instalados, segundo o plano de uso apresentado pela prefeitura, serão utilizados principalmente pelas 136 famílias assentadas no local, mas devido à proximidade com a sede do município (15 km), a intenção é que o local se torne um centro de convivência social e cultural dos moradores do município.

Segundo o superintendente substituto, Alberto Batista, a doação é a destinação ideal para preservar o imóvel. "O Incra ou a associação de moradores do assentamento não dispõem de recursos para preservar e gerir o casarão. Com a doação, o prédio receberá instalações públicas apropriadas. Isso vai beneficiar a comunidade toda, mas principalmente os assentados”, informou.

O plano de uso prevê que membros do assentamento recebam treinamento para atender os usuários e gerir a Biblioteca Municipal que será instalada no local.

Vários dos espaços vicinais ao casarão serão transformados em salas de estudo e de exposição do artesanato e cultura locais. O prédio todo, com as adjacências, funcionará como um museu da história do município de Goianésia.

Os assentados também contarão com um centro de informática, com computadores à disposição, além de acesso à internet, via Wi-fi, a até 100 metros do casarão.

Patrimônio histórico e reforma agrária

A fazenda Itajá, onde o Incra implantou o assentamento em 2001, pertenceu a uma das famílias tradicionais da região.

A casa tem estilo arquitetônico característico do período áureo de exploração do café, avarandada e com mais de 20 cômodos, construída em meados dos anos 50. 

O casarão foi declarado como patrimônio histórico cultural de Goianésia pela Lei municipal nº 3.168, de 08 de maio de 2014.

O assentamento Presente de Deus (antigo Itajá) tem 4.377 hectares de área e 136 famílias de trabalhadores rurais assentadas pelo Incra.

Goianésia  fica na região do Centro Goiano, a 178 quilômetros da capital e abriga outros dois assentamentos: Vitória, com 58 famílias e Itajá II, com 18 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário