quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Inclusão produtiva está presente em 98,7% dos municípios


26/08/2015 15:30
Todos os governos estaduais também desenvolvem ações, programas ou projetos que incentivem a aquisição de habilidades e conhecimentos para inserção no mundo do trabalho. Dados foram apresentados pelo IBGE em suplemento especial que contém informações da Munic e da Estadic

Brasília, 26 – No ano passado, 98,7% das prefeituras desenvolveram algum tipo de ação, programa ou projeto de inclusão produtiva, tanto na área urbana – com maior foco na qualificação ao mundo do trabalho – como na área rural, onde se atua para fortalecer a produção dos agricultores familiares. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no suplemento Inclusão Produtiva, que contém informações coletadas pelas pesquisas de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic).

Além das prefeituras, todos os governos estaduais também informaram realizações iniciativas de inclusão produtiva. O resultado mostra que o tema está inserido no dia a dia da gestão pública para apoiar a superação da pobreza em todo o país. Estudo semelhante feito pela Munic, em 2002, indicava que 72,5% das prefeituras executavam algum tipo de qualificação profissional e 64,7% possuía ações de geração de trabalho e renda.

Leia também:
Munic 2014: 61,2% das prefeituras desenvolvem atividades de educação alimentar 

Na área rural, 96,9% das prefeituras realizaram alguma ação para aumentar a capacidade produtiva das famílias agricultoras e ampliar a entrada de seus produtos nos mercados consumidores. A compra de alimentos para a merenda escolar e por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi a atividade de maior destaque, sendo desenvolvida por 84,3% das gestões municipais. E 17,5% fizeram a aquisição de produtos para atender a demandas regulares de restaurantes universitários, presídios, hospitais, entre outros.


Outras iniciativas importantes foram a assistência técnica e extensão rural (em 78,8% dos municípios e por todos os governos estaduais), o fomento a atividades produtivas (em 75,2% das prefeituras e também em todos os estados) e a aquisição ou empréstimo de tratores e implementos agrícolas. Esta atividade foi desenvolvida por 66,8% das cidades e em 24 estados.

Trabalho – A oferta de cursos de qualificação ou capacitação profissional foi a ação mais citada pelas prefeituras para garantir à população acesso ao mercado de trabalho, sendo realizada por 86,4% delas. Além disso, 25 governos estaduais disponibilizaram cursos. A mobilização e sensibilização da população para participar de cursos de qualificação foram realizadas por 77,6% das gestões municipais e por todos os estados.


O artesanato ainda é visto, na área urbana, como um importante instrumento de inclusão produtiva. Em 2014, 63,4% dos municípios declararam ter implementado alguma ação ou programa de fomento ao artesanato. O mesmo foi desenvolvido por 85,2% dos governos estaduais.


Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário