quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Com ajuda do Pronaf, agricultor aumenta produção de milho

0  0 
 
 
quarta-feira, 26 Agosto, 2015 - 11:30
Foto: Ascom/ MDA
“Nasci e morei aqui, antes era um hectare de terra, hoje já aumentei para seis hectares", conta, Carlinho. Foto: Ascom/MDA
Um hectare de terra pode representar pouca coisa para diversos produtores, mas para o agricultor familiar significa a chance de prosperar. Como o José Carlos de Oliveira, conhecido como Carlinho, de 58 anos. Ele nasceu e cresceu na roça, que fica no pequeno município Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe. 
Quando jovem, Carlinho ajudava o pai na pequena propriedade. Lá, ele cresceu e construiu uma família com a mulher e três filhos. Da terra obteve o sustento do lar. Para plantar milho, há cerca de 20 anos, teve uma de suas principais oportunidades: acessar, à época, o recém-criado Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 
“Eu conheci o Pronaf lá no início, no Banco do Nordeste. Acessei duas vezes o programa. Uma no início e outra há dois anos para melhorar ainda mais a produção de milho. Hoje, moro só com minha esposa porque meus três filhos estão criados, trabalham na cidade, mas me ajudam na roça nos fins de semana”, afirma o agricultor.
Como muitos agricultores familiares beneficiados pelo crédito rural, ele comemora. “Nasci e morei aqui, antes era um hectare de terra, hoje já aumentei para seis hectares. Com certeza o programa ajudou. Todo benefício é bom, o Pronaf me ajudou a criar meus filhos”. 
A produção de milho cresceu significativamente. Hoje, Carlinho consegue vender e consumir parte da produção. “Antes eu vendia tudo, porque não dava para consumir em casa, agora já vendo boa parte e outra parte eu uso aqui mesmo. Faço silagem [processo de conservação dos grãos] para os animais”, conta. 
O Pronaf além de conceder crédito para os agricultores familiares também oferece assistência técnica e extensão rural (Ater). Um técnico visita, orienta e compartilha experiências para auxiliar no desenvolvimento da propriedade do agricultor familiar. 
Evolução
Em vinte anos, o crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) transformou a realidade de mais de 2,6 milhões de unidades familiares de produção, gerou renda e potencializou o uso da mão de obra familiar. O crédito foi utilizado para a ampliação da área plantada e a utilização de tecnologias que propiciaram o aumento da produção e da produtividade de mais de 55 alimentos consumidos pelos brasileiros. 
O Pronaf comemorou 20 anos de criação no último dia 24. Nos últimos anos, a oferta de crédito para custear e investir na agricultura familiar cresceu de forma expressiva. De R$ 2,3 bilhões, em 2002/2003, para R$ 28,9 bilhões na atual safra, 2015/2016.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/com-ajuda-do-pronaf-agricultor-aumenta-produ%C3%A7%C3%A3o-de-milho#sthash.0G0hNCTy.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário