quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Alunos de Escola Família Agrícola em Teresina (PI) são beneficiados com palestras sobre recursos hídricos

Alunos de Escola Família Agrícola em Teresina (PI) são beneficiados com palestras sobre recursos hídricos
Recursos hídricos e qualidade da água na irrigação foram temas de palestras realizadas por técnicos da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Piauí para alunos do curso médio técnico em agropecuária da Escola Família Agrícola do Soinho (EFA - Soinho), localizada na zona rural de Teresina.
Disponibilidade e distribuição hídrica, usos da água, poluição, ações da Codevasf na área de recursos hídricos e exigências físicas, químicas e biológicas da água para irrigação foram alguns dos temas debatidos com os estudantes. “A ideia é contribuir com a formação dos estudantes oriundos do meio rural”, explica o analista em desenvolvimento regional da Codevasf, Francélio de Sousa, um dos palestrantes. 
A escola adota como sistemática de trabalho a Pedagogia da Alternância – PA, que alterna tempos e espaços vivenciados entre a escola e a família na perspectiva de oferecer aos jovens oriundos do meio rural uma educação integral e inserida em sua realidade e de suas famílias, a fim de que no final de sua formação possam PALESTRA AGUA THEcontribuir em suas comunidades, promovendo mudanças significativas e de melhoria das condições de vida. 
"Esses debates complementam os assuntos trabalhados em sala de aula. Trazem novas perspectivas aos alunos a partir da vivência dos profissionais da Codevasf que lidam diariamente com questões de recursos hídricos e irrigação", avaliou Talita Salomão, analista em desenvolvimento regional da Codevasf, também palestrante. 
Desde 2008, a Codevasf apoia iniciativas voltadas para o fortalecimento das atividades na EFA - Soinho, no âmbito da área de Estruturação e Dinamização de Arranjos Produtivos Locais, bem como do Projeto Amanhã - programa social da Codevasf desenvolvido nas comunidades rurais em sua área de atuação, tendo por finalidade fomentar a organização e a capacitação dos jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos. 
A Codevasf também tem apoiado a EFA - Soinho com a implantação de kits de irrigação, instalações para criação de animais e capacitações diversas. 
Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157657365019289
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário