domingo, 30 de agosto de 2015

“Além de ter casa, minha família também vai viver e comer melhor”


Posted: 28 Aug 2015 01:10 PM PDT
“Estava quase tirando (comida) da boca dos meninos para pagar aluguel”. A partir desta sexta-feira, o autônomo Aurílio Duarte, 40 anos, vai deixar de ter essa preocupação. O aluguel de R$ 350, pago com tanto sacrifício, cede lugar a uma prestação de R$ 36 do imóvel próprio. Ele recebeu a chave de uma das 2.701 moradias do programa Minha Casa Minha Vida entregues nesta sexta-feira (28) pela presidenta Dilma Rousseff.
29.08_MCMVO autônomo Aurílio Duarte comemora a casa própria da família. Foto: Guilherme Rosa/ Blog do Planalto
Os empreendimentos foram entregues nos municípios de Caucaia (CE), Fortaleza (CE), Maracanaú (CE), Castanhal (PA), Bom Conselho (PE) e Colinas do Tocantins (TO).
Casado há 11 anos e pai de dois filhos, o beneficiário não contem a ansiedade para entrar em sua casa própria. “É emoção demais. Quase desmaiamos quando recebemos a ligação que seríamos contemplados. Isso tira a gente do sufoco. O que eu ganhar agora vai dar pra gente comer e viver melhor”, comenta.
Mãe de sete filhos, a dona de casa Ana Maria Brandão, 35 anos, vê a nova moradia como uma oportunidade de recomeço. “Essa casa vem como uma coisa boa. Um recomeço. Quero começar a vender merenda. Arrumar um trabalho”, planeja.
Aniversariante do dia, a empregada doméstica, Maria Lino, 43 anos, recebeu o presente adiantado. Há três meses ela recebeu as chaves da sua casa própria. Ela mora no empreendimento vizinho, José Lino da Silveira IV. “Esses três meses foram ótimos. Não tem mais aluguel atrasado. Pago R$ 25 pelo que é meu. Melhorou demais a vida da minha família. Foi nosso maior presente”, comemora.
Em todo o país, o Minha Casa Minha Vida já beneficiou mais de 9,2 milhões de pessoas, com a entrega de 2,3 milhões de moradias. Todas as unidades são divididas em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Além disso, atendendo às exigências de qualidade do MCMV, os empreendimentos são equipados com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica.
Números
No estado do Ceará, foram entregues mais de 55,7 mil unidades, beneficiando mais de 220 mil pessoas. No Pará, o MCMV beneficiou mais de 208,9 mil pessoas com a entrega de 52,2 mil unidades habitacionais. Em Pernambuco, já foram beneficiadas mais de 283,7 mil pessoas com a entrega de mais de 70,9 mil unidades. Já no Tocantins, foram beneficiadas mais de 52,5 mil pessoas com a entrega de 13,1 mil moradias.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário