terça-feira, 28 de julho de 2015

MDA institui espaço permanente de debate sobre a reforma agrária



Publicado dia 28/07/2015
Crédito: Paulo H. Carvalho/MDA
Lideranças de movimentos sociais e sindicais participaram da primeira reunião do “Diálogos da Terra”, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dia 27 de julho, em Brasília (DF). A proposta do evento é ser um espaço permanente de diálogo para avaliar e aprofundar o debate sobre a política agrária brasileira.
Segundo o ministro Patrus Ananias, a interlocução com os movimentos é essencial para o futuro da agricultura familiar brasileira. “Este é um encontro histórico e que me deixa muito feliz, pois reúne pessoas importantes e comprometidas com a terra e com a reforma agrária.”
As lideranças avaliaram as políticas públicas para os agricultores familiares e apontaram suas reivindicações. O representante do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Frei Sérgio Gorgen, criticou a concentração de terras no Brasil e pediu a implantação de novos programas. “O latifúndio fornece menos emprego e alimentos para a população do que a agricultura familiar. Ou seja, não cumpre a função social da terra. Além disso, precisamos aumentar as políticas públicas para os camponeses”, salientou.
O presidente substituto do Incra, Leonardo Góes Silva, participou do evento e disse que a instituição do “Diálogos da Terra” é importante para avaliar e aperfeiçoar as políticas executadas pelo Governo Federal. Também compareceram ao evento o diretor de Desenvolvimento do Instituto, César Aldrighi, e o chefe da Procuradoria Federal Especializada junto à autarquia, Júnior Divino Fideles.

Com informações do MDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário