terça-feira, 28 de julho de 2015

Estratégia vai inserir 15 mil jovens e adolescentes no mercado de trabalho

27/07/2015 16:50

Ministra Tereza Campello participa da apresentação do Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, nesta terça-feira (28)
Brasília, 27 – Morador de Brasília, Neilson Lopes de Souza, 16 anos, trabalha há um ano como aprendiz no Banco do Brasil. Com mais quatro irmãos em casa, desde que começou a trabalhar ele ajuda nas finanças da casa, que é complementada pelo Bolsa Família. “Entrego a metade do meu salário para o meu pai, que decide o que fazer com o dinheiro”, conta.

O jovem conquistou a vaga na estatal após passar por processo seletivo e capacitação no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). “O programa de aprendizagem me ensinou muito na vida, a começar pela responsabilidade”, explica. No curso, ele ainda aprendeu como se vestir, se portar e a se comunicar no ambiente de trabalho.

Pela função desempenhada na área administrativa no período vespertino, recebe meio salário mínimo por mês, vale-transporte e vale-alimentação. Além disso, a empresa deposita o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e recolhe a alíquota do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). E, como o programa de aprendizagem obriga que tenha bom desempenho escolar, Neilson, durante as manhãs, cursa o primeiro ano do ensino médio.

Como o brasiliense, mais de 15 mil jovens entre 14 e 18 anos terão uma oportunidade de iniciação no mercado de trabalho e acesso à qualificação profissional. Este é o objetivo do Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, que será apresentado nesta terça-feira (28), no Palácio do Planalto, pela presidenta Dilma Rousseff.

O programa será explicado a representantes de entidades do setor empresarial, com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e dos ministros da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, da Educação, Renato Janine, e do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Serviço
Ministra Tereza Campello participa da apresentação do Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa
Quando: terça-feira (28), às 11h
Onde: Palácio do Planalto - Salão Oeste - Brasília

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário