quarta-feira, 24 de junho de 2015

Vítimas das chuvas da região serrana do Rio se reúnem com a presidente Lúcia Falcón

Publicado dia 24/06/2015

A presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, e o superintendente da autarquia no Rio de Janeiro, Gustavo Noronha, receberam nesta quarta-feira (24) um grupo de moradores do assentamento Fazenda Alpina, localizado a 18 quilômetros de Teresópolis, na região serrana fluminense, para discutir a realocação das famílias, vítimas das chuvas que castigaram a área em 2011. A reunião ocorreu na sede do Incra no Rio de Janeiro, onde Lúcia Falcón cumpre agenda nesta data.

Segundo relatos dos presentes, das 92 famílias assentadas, em área de 1,1 mil hectares, 46 sofreram danos severos com os deslizamentos provocados pelas chuvas. Muitas delas conseguiram recuperar os estragos, mas cerca de 20 precisam ser reassentadas em outra área. Durante a reunião foram discutidas algumas possibilidades de obtenção de terras, medida que requer tempo, dada a necessidade do cumprimento de instrumentos legais.

A presidente do Incra determinou à regional o cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade, para que possam receber cestas de alimentos, e a avaliação de concessão do Crédito Apoio Mulher, para fomentar atividades produtivas. Lúcia Falcón também orientou a equipe da superintendência a realizar estudo para a implantação de uma agroindústria familiar por meio do Programa Terra Sol, a fim de beneficiar a produção local e agregar valor à mesma.

Ficou acertado, ainda, que até o próximo dia 10 de julho, a superintendência vai lançar um edital para aquisição de terras, por meio do Decreto 433/92, a fim de realocar famílias do assentamento Fazenda Alpina. O decreto regula a obtenção de imóveis rurais por meio do processo de compra e venda, utilizado nos casos em que o imóvel vistoriado pelo Incra é apontado como produtivo.

Ascom/Incra Sede
(61) 3411-7404

Nenhum comentário:

Postar um comentário