sexta-feira, 26 de junho de 2015

Patrus Ananias anuncia medidas para a agricultura familiar paulista

0  0 
 
 
sexta-feira, 26 Junho, 2015 - 11:30
Foto: Rômulo Serpa

O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai ampliar para quase 24 mil o número de famílias paulistas atendidas pelo programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) durante o ano-safra 2015/2016. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, durante a Plenária dos Movimentos Sociais do Campo de São Paulo, nesta quinta-feira (25).
Entre os mais de 2 mil novos atendimentos, estão incluídas assistência técnica específica para jovens, mulheres e praticantes de produção agroecológica - uma demanda da sociedade civil local. Segundo Patrus, os movimentos sociais foram determinantes para os avanços em políticas públicas para os agricultores familiares.
“Temos ainda muita estrada e muitos desafios pela frente, mas vamos continuar trabalhando. Convido todos ao debate, pode ser uma conferência sobre o uso da terra, envolvendo a questão da função social da propriedade. Enfim, do nosso compromisso com a vida e as gerações futuras”, disse o ministro.
Além disso, Patrus afirmou que o número de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional no Campo (Pronatec Campo) será ampliado. Ele também repassou os principais pontos anunciados no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016, entre eles, o novo volume de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de R$ 28,9 bilhões. “Sabemos que precisamos aperfeiçoar o crédito e torná-lo ainda mais acessível aos jovens e às agricultoras”, ponderou.
Territórios quilombolas
Durante o evento, o presidente substituto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes, noticiou a publicação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do quilombo Cangume. O relatório é uma importante etapa na regularização de territórios quilombolas, que reúne informações sobre características históricas, econômicas, ambientais e sociais da área quilombola.
O território tem área superior a 850 hectares e vai beneficiar 47 famílias. “É uma reafirmação do compromisso do Incra com os movimentos socais. Esse tipo de encontro nos dá dicas de como melhorar nossa atuação e fazer o Incra forte, célere e com ainda mais qualidade”, salientou Leonardo.
O ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, também participou do evento e assegurou que tornar a agricultura familiar cada vez mais forte é um compromisso do Governo Federal. “Trabalhamos por uma reforma agrária sustentável, produção de alimentos saudáveis e acesso democrático a políticas públicas do campo. Nós estamos respondendo concretamente às reivindicações e isso mostra que valorizamos vocês”, avaliou. 
Agroecologia com tecnologia
Gilmar Mauro, coordenador-nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, afirmou que a sociedade civil precisa valorizar os produtos orgânicos e combater a comercialização de produtos com agrotóxicos. “Não precisamos mais de uma reforma agrária clássica, mas de uma reforma agrária que discuta com toda a sociedade brasileira que tipo de uso queremos dar para a terra, para a água e para os meios naturais. Esse tipo de uso causa impactos ambientais e sociais até irreversíveis”, afirma.
Gilmar também é favorável do uso de tecnologia na produção de alimentos saudáveis e foi taxativo ao dizer que a presença de máquinas e equipamentos não implica em uso de venenos. “Quando defendemos a agroecologia como modelo de produção, falamos de colocar a Embrapa para ajudar os camponeses a produzir de forma sustentável, mas diminuindo a penosidade do trabalho. Queremos agroecologia aliada à tecnologia”, disse o coordenador.
João Paulo Biage
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/patrus-ananias-anuncia-medidas-para-agricultura-familiar-paulista#sthash.qw7cBQZ7.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário