quarta-feira, 24 de junho de 2015

Países trocam experiências em seminário de agroecologia


 0  0 
 
 
quarta-feira, 24 Junho, 2015 - 17:15
Foto: Ascom/ MDA
Políticas de fortalecimento e ampliação da agroecológica serão discutidas até sexta-feira (26) no Seminário Regional de Agroecologia na América Latina e Caribe, promovido com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é discutir como as melhores práticas da região – políticas, implementação de programas, desafios e estratégias – podem contribuir para o desenvolvimento rural sustentável dos países envolvidos, além de criar oportunidades para a integração regional. 
O evento reúne, em Brasília, pesquisadores, governantes e representantes de movimentos de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. Durante o debate, será construído um documento de referência com diretrizes para o desenvolvimento da agroecologia nos países da América Latina e Caribe, que sugira ações e contribua para a discussão do tema em diferentes fóruns de integração regional do continente. 
Para a chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Promoção Comercial (AIPC) do MDA, Cristina Timponi, fortalecer a discussão sobre agroecologia no âmbito regional é fundamental para garantir a soberania alimentar da região, bem como fortalecer a agricultura familiar. “Esse é um momento histórico. É a primeira vez que nos reunimos para construir uma agenda de trabalho sobre o tema, diretamente relacionado ao desenvolvimento rural sustentável que é um modelo prioritário para o MDA”. 
Também apoiam o evento a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF) e a Aliança pela Soberania Alimentar na América Latina e no Caribe (Aliança). 
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participa do encontro na manhã desta quinta-feira (25).
Serviço
Seminário Regional de Agroecologia na América Latina e Caribe
Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro
Endereço: SHDB QL 32, Conj. 1, Bl. A,  Lago Sul, Brasília
Ranyelle Andrade
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/pa%C3%ADses-trocam-experi%C3%AAncias-em-semin%C3%A1rio-de-agroecologia#sthash.aoofsl9U.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário