quinta-feira, 25 de junho de 2015

Mutirão leva documentos para trabalhadores rurais de município no Acre


 0  0 
 
 
quinta-feira, 25 Junho, 2015 - 17:00
Foto: Paulo Henrique Carvalho/ MDA
Entre os dias 26 e 28 de junho, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/ MDA), vai passar pelo município de Manoel Urbano (AC) e atender 250 mulheres do campo. O serviço é gratuito e a expectativa é de que 600 documentos sejam expedidos nos três dias de ação. 
O foco dos mutirões serão as agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária dos Projetos de Assentamento Liberdade e Nazaré e das etnias Kulina, Kaxinawá e Madja. Serão emitidas primeira e segunda vias da carteira de identidade e de trabalho e a primeira via do CPF, além de serviços como cópia de documentos, fotos 3x4 e esclarecimento de dúvidas sobre Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal. 
De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/ MDA), Célia Watanabe, o programa tem como prioridade dar condições às mulheres do campo de melhorar de vida e resgatar a autoestima. “Temos a realidade de ter muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem seus direitos básicos. Levar esses documentos a elas é o primeiro passo para inclusão das mulheres. Faz com que passem a acessar políticas públicas como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma. 
PNDTR
De 2004 para cá, todos os 22 municípios acreanos já receberam mutirões de documentação. Foram quase 123,5 mil documentos emitidos nesse tempo e mais de 44 mil mulheres beneficiadas com a ação no estado. No Brasil, entre 2011 e 2014, foram quase 560 mil mulheres atendidas com o Programa. 
O PNDTR tem o objetivo de assegurar às mulheres da agricultura familiar, acampadas, assentadas da reforma agrária, atingidas por barragens, quilombolas, pescadoras artesanais, extrativistas e indígenas o acesso aos documentos civis, previdenciários e trabalhistas, de forma gratuita e nas proximidades de moradia, visando efetivar sua condição de cidadã, fortalecer sua autonomia e possibilitar o acesso às políticas públicas. 
O programa visa, também, a informar e orientar as mulheres sobre a importância da documentação e sobre as políticas públicas da agricultura familiar e reforma agrária, com enfoque especial àquelas destinadas às trabalhadoras rurais. 
Ouça aqui a matéria de rádio. 
Serviço
Mutirão de documentação do PNDTR em Manoel Urbano (AC)
Data: 26 a 28 de junho
Hora: das 8h às 16h
Local: Escola Ieda Araújo
Jalila Arabi
Ascom/ MDA 
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mutir%C3%A3o-leva-documentos-para-trabalhadores-rurais-de-munic%C3%ADpio-no-acre#sthash.eGDDxXE4.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário