terça-feira, 23 de junho de 2015

Ministro repercute Plano Safra com representantes do governo e da sociedade civil


 0  0 
 
 
terça-feira, 23 Junho, 2015 - 19:00
Foto: Paulo Henrique Carvalho/ MDA
As medidas divulgadas no Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 repercutiram no segundo dia da 61ª Reunião Ordinária  do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), em Brasília. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que preside o órgão colegiado, abriu o encontro destacando os desafios para esta nova etapa. Entre eles, a apresentação de um novo plano de reforma agrária. 
“Eu recebi uma das incumbências mais gratificantes da minha vida que é o nosso plano de reforma agrária. Eu preciso compartilhar com o Condraf, para que a gente possa construir essa proposta de uma forma integrada entre o ministério, o Incra,  entidades governamentais ou não governamentais, comprometidas com o desenvolvimento da agricultura familiar e com a realização, efetiva, da reforma agrária no País”, afirmou Patrus. 
Para o ministro, a divulgação do Plano Safra é o início de uma jornada para a implementação das políticas no meio rural. “Temos o desafio de continuarmos aperfeiçoando as nossas ações. O nosso ministério tem como foco duas missões: incentivar e apoiar a agricultura familiar e cumprir um papel pedagógico, refletindo sobre a questão ambiental”, salientou.
Representando a Coordenação Nacional de Quilombos (Conaq), Jhonny Martins comemorou a assinatura de decretos (inserir) que regulamentam dez quilombos brasileiros. O ato foi feito pela presidenta Dilma Rousseff durante o lançamento do Plano Safra.  “Este momento foi de grande valia, pois beneficia em torno de 2,5 mil famílias com a regulamentação dessas terras quilombolas”.
Construção conjunta
O conselho incidiu no processo de elaboração do Plano Safra da Agricultura Familiar. “A gente teve a oportunidade de fazer um balanço do plano anterior e de ouvir as sugestões da sociedade civil. Embora não pudéssemos atender a todas as questões , a gente teve condições de fazer um debate sincero e transparente”, destacou o secretário executivo do Condraf, Rodrigo Amaral. 
Segundo Cristina Nascimento, que representa a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), o novo plano safra também é o resultado das atividades do conselho.  “O Condraf se consolida dentro da discussão das políticas públicas voltadas à agricultura familiar. A gente fez um processo bem anterior e nós nos percebemos, durante o lançamento, nas propostas anunciadas”, avaliou. 
Assistência Técnica
Durante a reunião, foi anunciada a data de realização da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Cnater), prevista para abril de 2016, sob a coordenação do Condraf. Além disso, o Conselho tem o desafio de participar do estabelecimento da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). 
“O próximo passo é instituir a Anater, com o MDA e o Condraf. Essa discussão no conselho tem sido muito importante porque há uma referência no debate de melhoria de qualidade da assistência técnica”, ressalta o recém-anunciado presidente da Anater, Paulo Guilherme Cabral.
Educação no campo
O  primeiro dia de reunião foi marcado por apresentação sobre a educação no campo, pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC), Paulo Gabriel Nacif. "A determinação da presidenta Dilma é que a educação no campo continue avançando para alcançarmos o tamanho que o campo tem no Brasil”, afirmou o secretário. “Queremos ampliar e intensificar os diálogos com o Condraf, a fim de expandir e aperfeiçoar a educação no meio rural”.
Saiba mais
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) foi criado há 15 anos para ser um espaço de articulação e concerto entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil para o desenvolvimento rural sustentável, a reforma agrária e a agricultura familiar.   
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-repercute-plano-safra-com-representantes-do-governo-e-da-sociedade-civil#sthash.0dKI4BFU.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário