quinta-feira, 25 de junho de 2015

Assentados de São Domingos do Araguaia/PA aprendem manejo alimentar e cruzamento de bovinos em Dia de Campo



Publicado dia 25/06/2015
 
 
Assentados da reforma agrária da região de São Domingos do Araguaia, município do Sudeste do Pará, estiveram, nesta terça-feira (23), um dia dedicado ao aprendizado. O motivo foi o III Dia de Campo realizado pela prestadora de assistência técnica Agroatins, contratada pela Superintendência Regional do Incra no Sul do Pará, com sede em Marabá, para assistir alguns dos assentamentos da região. 
 
O tema do evento foi: “Manejo alimentar e cruzamentos de bovinos ao alcance da agricultura familiar”. Como o próprio tema propõe, o pequeno agricultor familiar agora também pode aplicar modernas técnicas como a inseminação artificial nas suas atividades produtivas. 
 
O Dia de Campo aconteceu no Projeto de Assentamento Paulo Fonteles. Quem cedeu o lote para servir de laboratório do evento foi o assentado José Rodrigues, conhecido como Zé Paraná, que se mostrou satisfeito em poder aprender mais e facilitar o aprendizado dos colegas. “Eu posso dizer que já dei o primeiro passo, porque já mexo com inseminação artificial. Mas estamos aqui pra ouvir, aprender mais e compartilhar com os outros que estão começando”, disse.
 
As palestras nas estações de trabalho foram ministradas por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e os temas expostos foram: Implantação e Manejo de Pastagem; Manejo Alimentar de Bovinos e Cruzamentos de Bovinos.
 
O evento teve a participação de 40 agricultores do assentamento Paulo Fonteles e de assentamentos vizinhos. Estiveram presentes ainda, representantes do Incra/Marabá, da Embrapa, da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), da Secretaria Municipal de Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, do Sindicato da Agricultura Familiar e do Sindicato dos Produtores Rurais de São Domingos.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/Marabá
(94) 3324-2420 / 3982 / 1752
ascom@mba.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/maraba

Nenhum comentário:

Postar um comentário