quarta-feira, 27 de maio de 2015

Codevasf leva novas ações para o Piauí durante a Expoeiras


Codevasf leva novas ações para o Piauí durante a Expoeiras
Será nesta quinta-feira (28), durante a III Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (Expoeiras), a assinatura do convênio entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura Municipal de Oeiras para a implantação de um centro de treinamento e capacitação que poderá se tornar referência em práticas racionais, tecnologias e pesquisas aplicáveis à agricultura familiar. Durante o evento, a Codevasf também irá repassar à Prefeitura Municipal de Oeiras dois tratores – um de esteira e um de pneu – que irão melhor estruturar comunidades rurais afetadas pela estiagem. Na aquisição do maquinário foram aplicados R$ 448 mil, recursos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emenda parlamentar.
O investimento no Centro de Treinamento e Capacitação do Município de Oeiras será de R$ 1,8 milhão, recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) que serão repassados à prefeitura pela Codevasf. O público-alvo do novo espaço serão os agricultores familiares e profissionais de ciências agrárias, preferencialmente da microrregião de Oeiras – composta por 17 municípios –, que pratiquem a agricultura de subsistência e tenham recursos hídricos disponíveis para a agricultura irrigada. “O objetivo do centro é proporcionar melhores condições de vida para a população da microrregião de Oeiras, possibilitando o soerguimento das ações de qualificação, treinamento e reciclagem para centenas de agricultores e profissionais relacionados às ciências agrárias”, explica o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. 
Além da elaboração do projeto executivo, os recursos serão aplicados na reforma e na ampliação do local onde funcionará o centro, que conta com cerca de 20 hectares e área construída de aproximadamente 3.700 m². O espaço terá laboratórios, áreas experimentais, unidades piloto, campos comunitários, espaços de incubadoras de agroindústrias agrícolas, setor administrativo, auditório e salas de capacitação, restaurante, cozinha e apartamentos, além de área para implantação de sistema de irrigação por aspersão e para abertura e instalação de poços tubulares.
Os investimentos também serão destinados à aquisição de equipamentos e material permanente, como patrulha agrícola, carro com motor, picape diesel e motocicleta; e cadastramento, seleção e capacitação dos agricultores beneficiados.
Além da implantação do Centro de Treinamento e Capacitação, os agricultores familiares da microrregião de Oeiras serão beneficiados com equipamentos agrícolas que irão melhor estruturar as atividades rurais numa região afetada pela estiagem – um trator de esteiras e um trator agrícola com tração.

Exposições e outras atrações
A III Expoeiras acontece de 28 a 31 de maio no Parque de Exposições Antônio Tapety, em Oeiras. No evento, a Codevasf terá um estande institucional onde os visitantes poderão conferir material de divulgação sobre as principais ações desenvolvidas pela empresa no estado. A Companhia tem uma pauta de investimentos na região de Oeiras que inclui implantação de sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento de água; construção, recuperação e pavimentação de vias de acesso, como estradas e pontilhão, além de apoio aos produtores da região com treinamentos, inovação e tecnologias para melhorar atividades produtivas, a exemplo da caprinovinocultura.
O objetivo do evento é divulgar as potencialidades do município, principalmente, no setor agropecuário, além de fomentar a realização de negócios para geração de emprego e renda na região.
A programação da III Expoeiras terá exposição de aves exóticas; leilões de ovinos, caprinos e bovinos; julgamento de animais e concurso leiteiro; exposição de equinos, além de uma vasta programação cultural. O evento faz parte das tradicionais festividades do Dia do Vaqueiro.
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf
Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157653191808092

Nenhum comentário:

Postar um comentário