quinta-feira, 30 de abril de 2015

Oficina detalha edital que visa beneficiar projetos de jovens rurais


quarta-feira, 29 Abril, 2015 - 16:30
Foto: Ascom/MDA
Jovens reunidos em organizações produtivas de todo o Brasil, a partir de agora, podem contar com apoio a projetos que visam o fortalecimento da autonomia econômica e social da juventude rural de base familiar. E para saber como aproveitar a oportunidade, na manhã desta quarta-feira (29),  participantes do 3º Festival da Juventude Rural da Contag compareceram a oficina, em Brasília, que explicou detalhadamente como será o processo seletivo e as etapas.
A oportunidade veio por meio de edital de seleção pública, lançado pelo MDA em parceria com Fundação Banco do Brasil (FBB), Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que prevê investimento de R$ 5 milhões.
Segundo a chefe de gabinete do MDA, Fernanda Machiaveli, o projeto é nacional, mas existe a pretensão de direcionar 50% dos recursos para a região norte e nordeste. “Estamos estudando essa possibilidade, para conseguirmos apoiar a diversidade dos grupos existentes com foco prioritário em agroecologia, embora o edital não seja só para projetos produtivos. Queremos que os jovens se organizem para ficar no campo e que tenham apoio para isso”, explicou Machiaveli.
Na avaliação da assessora de juventude do MDA, Luiza Dulci, o edital é bastante inovador, pois prevê apoio a cooperativas e associações de jovens. “Essa oficina está esmiuçando esse edital que é uma coisa nova para a juventude, já que os jovens não têm histórico de participação em editais. Além disso, o documento prevê financiamento de atividades não agrícolas, tais como: turismo rural, agroindústrias e compra de equipamentos. São coisas novas, por isso a importância de tirarmos as dúvidas existentes para que esses projetos possam ser aprovados”, observou.

Juventude fortalecida
O que chamou a atenção da jovem Isadilva Castro, 26 anos, do município de Mãe d'água, no Pará, foi o enfoque na participação da juventude dentro das organizações. “A oficina agrega muito porque a gente precisa dessas informações para podermos concorrer a esses projetos de fortalecimento da agricultura familiar, mas também da juventude. É um desafio segurar a juventude no campo, justamente por falta de atrativos”, destacou.
O jovem de 23 anos, de Buriti dos Lopes (PI), Gerson Cardoso, concorda com Isadilva. “Esse apoio vai ser ótimo para a permanência do jovem no campo. A força jovem faz a diferença e ajuda a desenvolver ainda mais a agricultura familiar”, complementou.
De acordo com Dorenice Flor da Cruz, secretária geral da Contag, na visão da Confederação, o edital é muito importante e atende uma demanda muito grande dos jovens. “A juventude pede muito essa questão de fomento e de apoio à produção. Então é muito importante que a juventude rural tenha condições de se organizar produtivamente”, assegurou.

Tássia Navarro
Ascom/MDA
Assista ao vídeo:
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/oficina-detalha-edital-que-visa-beneficiar-projetos-de-jovens-rurais#sthash.nkj8ZypF.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário