domingo, 12 de abril de 2015

Festival reúne mais de 300 jovens rurais em Pernambuco



Foto: Cecilia Catão
Cerca de 300 jovens rurais pernambucanos estão reunidos em Carpina (PE), até o próximo domingo (12), para discutir o acesso da juventude rural às políticas públicas que promovam a sucessão familiar com qualidade de vida. O debate ocorre no VI Festival da Juventude Rural, realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape). Na pauta do evento estão temas como: o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Pronaf Jovem, o Pronatec Campo e demais programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que vêm contribuindo para a permanência do jovem no campo.
O secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, reforça a importância desse evento no protagonismo da juventude. “Já é antiga a parceria do MDA com os festivais de juventude da Fetap. Percebemos a capacidade esse evento tem de mobilizar e envolver os jovens rurais num projeto de desenvolvimento com sustentabilidade”, comentou Almeida.
Segundo José Severino da Silva, 25 anos, agricultor e diretor do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais  (STTR) de Surubim, os debates propostos no Festival já estão sendo discutidos há muito tempo pelo movimento sindical. “O que queremos é garantir políticas públicas que ofereçam aos jovens rurais melhorarias no acesso à terra, na educação, no lazer, além de tecnologias sustentáveis para que possamos permanecer na terra de maneira digna.”
Segundo a secretária Nacional de Juventude da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Mazé Morais, essa é mais uma etapa na preparação do Festival Nacional da Juventude, que será realizado em Brasília, de 27 a 30 de abril. “Para a juventude rural pernambucana, historicamente engajada na luta por melhorias no campo, o Festival será ainda mais significativo, uma vez que vai proporcionar aos jovens importantes debates, esporte e lazer”, completou.
I Olimpíada Rural em Pernambuco
Durante os três dias de Festival será realizada também a I Olimpíada Estadual da Juventude Rural, promovida pela Fetape em parceria com o Ministério dos Esportes. Futebol, Atletismo, Jogos de Tabuleiro são algumas das modalidades da competição.
Para a jovem, Juliana Alves dos Santos, técnica em agroecologia e presidente da associação do PNCF, Produtores (as) Agropecuários (as) Parceiros do Pajeú, a Olimpíada muda a lógica de jovens coitadinhos. “Mostra que podemos sim discutir nosso futuro e nos divertir ao mesmo tempo, como qualquer jovem. E é essa experiência que pretendo levar a comunidade, para que os jovens entendam que podem se tornar autor da sua própria história.”
“Uma das nossas missões na secretaria é a inclusão pelo esporte, e esse evento vem bem a calhar, pois une juventude rural, esporte e inclusão. Esperamos que essa seja apenas a primeira de muitas”, disse o coordenador de eventos da Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ernany Santos de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário