quinta-feira, 23 de abril de 2015

Erradicação da pobreza marca primeiro dia de reuniões de Patrus Ananias em solo africano


 11  7 
 
 
quarta-feira, 22 Abril, 2015 - 15:30
Foto: Leonardo Batista/MDA
Compartilhar com os países africanos a experiência bem sucedida do governo brasileiro para erradicar a extrema pobreza. Com este intuito, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, se encontrou, na terça-feira (21), com representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Comissão da União Africana. Na ocasião, Patrus lembrou aos participantes que o Estado exerce papel indispensável na segurança alimentar e nutricional.
As reuniões, realizadas em Adis Abeba, na Etiópia, antecedem a participação do ministro brasileiro na Primeira Sessão do Comitê Técnico Especializado sobre Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego da União Africana (UA), que ocorre na próxima quinta-feira (23), no país africano.
Aos presentes, o ministro salientou ainda a importância das agências internacionais de desenvolvimento, como FAO, Pnud e outras instituições, que no caso do Brasil, ajudaram a criar instrumentos necessários à implementação e ao controle das políticas de desenvolvimento.
Por fim, o ministro destacou a cooperação que o MDA desenvolve com países africanos, tanto por meio do Grupo de Trabalho da Agricultura Familiar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), quanto pelo Programa Mais Alimentos Internacional. Ele enfatizou a existência das vertentes de compra de maquinário desenvolvidas especialmente para a agricultura familiar, em condições especiais de crédito e de cooperação técnica sobre políticas públicas, compartilhando o conhecimento brasileiro adquirido ao longo dos anos na área de desenvolvimento rural e de coordenação intersetorial dessas políticas.
Também durante o encontro, o ministro realçou a importância da participação da sociedade civil no processo e lembrou que muitos líderes surgem do movimento social, “não dependem de um cargo público para exercerem liderança.”

Comitê Técnico Especializado sobre Desenvolvimento Social
A Primeira Sessão do Comitê Técnico Especializado sobre Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego da União Africana segue até sexta-feira (24).
No penúltimo dia do evento (23.04), o ministro Patrus Ananias apresentará o Plano Brasil sem Miséria e outras iniciativas brasileiras de fomento às atividades rurais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), compras públicas e a interação destas políticas com outras, como as voltadas para segurança alimentar e nutricional.
O tema geral da reunião será ‘Proteção Social para o Crescimento Inclusivo’. A expectativa é que cerca de 70 ministros, de diversas áreas, de 54 países da África e do Brasil participem do encontro.


Na reunião com a FAO, estavam presentes a coordenadora regional, em exercício, para a África oriental, sra. Susan Minae; o Oficial de Florestas, Edward Kilawe; o Oficial de Políticas Paul Jere; o ministro Patrus Ananias; o chefe substituto da Assessoria para Assuntos Internacional e de Promoção Comercial (Aipc/MDA), Leonardo Pereira Batista; o ministro Milton Rondó, da CGFOME/MRE; o secretário da Embaixada do Brasil em Adis Abeba,Thiago Carvalho; e a sra. Lorena Braz, Oficial do Programa PAA África na FAO.

João Paulo Biage
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/erradica%C3%A7%C3%A3o-da-pobreza-marca-primeiro-dia-de-reuni%C3%B5es-de-patrus-ananias-em-solo-africano#sthash.IWYCnkbA.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário