quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dilma diz que levará internet para o campo e critica redução da maioridade penal



Foto:Roberto Stuckert Filho/PR
Nesta terça-feira (29), a presidenta Dilma Rousseff, acompanhada do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, visitou os mais de cinco mil jovens de todo o Brasil presentes no 3º Festival da Juventude Rural, em Brasília. Durante o evento, a presidenta exaltou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis, ressaltou a necessidade de se realizar reforma agrária qualificada e afirmou que uma de suas prioridades é levar internet para a zona rural.
“O jovem só vai ficar no campo se tiver as mesmas vantagens, garantias e oportunidades dos jovens da cidade. Hoje, a internet é uma forma de ligar as pessoas com o mundo, onde quer que você more. Sem isso, não vai haver a presença dos jovens no campo, e, por isso, o meu governo tem o compromisso de levar banda larga para o rural brasileiro”, apontou Dilma Rousseff.
Dilma afirmou, ainda, que os camponeses podem ter total confiança nos ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e da Secretaria-Geral, Miguel Rossetto, que são responsáveis pelo contato direto com os movimentos sociais do campo e pelas políticas de reforma agrária. “Nós temos que garantir que a reforma agrária seja qualificada, por meio de assistência técnica, de crédito e da compra induzida para sustentar a demanda, o rendimento e as condições de vida no meio rural”, salientou.
Durante seu discurso, a presidenta mostrou-se contra a redução da maioridade penal no Brasil. “Toda a experiência demonstra que a redução da maioridade penal não resolve a questão da violência. Não se pode acreditar que a questão da violência que atinge o jovem ou que o utiliza decorre da questão da maioridade ou da redução dessa maioridade”, disse.
O presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, agradeceu a presença da presidenta e dos ministros ao evento, bem como salientou que tudo que a juventude rural deseja é um campo melhor. “Os jovens querem construir um rural sustentável, mas com garantia de sucessão rural. É uma juventude com opinião, favorável à democracia, e estão aqui para lutar pela reforma agrária que tanto sonham”, realçou Broch.

3º Festival da Juventude Rural
Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o 3º Festival da Juventude Rural ocorre no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília. As primeiras duas edições registraram público de três mil e quatro mil jovens, respectivamente. Já este festival, que teve como tema “A juventude na luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina”, reúne mais de cinco mil jovens entre 15 e 29 anos de todo o Brasil.

João Paulo Biage
Ascom/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário