quinta-feira, 26 de março de 2015

Ministro participa de diálogo com trabalhadoras rurais


 12  3 
 
 
quarta-feira, 25 Março, 2015 - 18:45
Foto: Rômulo Serpa/MDA
“Nasci e cresci no campo. Meus pais me ensinaram a contar usando grãos de milho e sementes. Daquele tempo pra cá, muita coisa mudou pra melhor no campo, inclusive para as mulheres. Mas ainda vamos avançar mais”.  Essas foram essas as palavras usadas pela agricultora familiar maranhense Maria da Graça Amorim para destacar a  conquista e o anseio das trabalhadoras rurais. A agricultora, que também integra a coordenação da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), é uma das lideranças que se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, nesta quarta-feira (25), durante o encerramento do ‘Seminário de Políticas Públicas para Mulheres Rurais: Desafios e Perspectivas’ promovido pelo MDA.
Com o intuito de incentivar e fortalecer o diálogo entre movimentos sociais e governo sobre temas relacionados à igualdade de gênero no campo, o evento encerrou sua programação após dois dias de debate com a participação do ministro da pasta. Patrus Ananias ouviu as reinvindicações e anseios das produtoras rurais e reforçou o compromisso do Governo Federal com esse público. “Vamos manter e aperfeiçoar a Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais, vinculada ao gabinete e à Secretaria Executiva; trabalhar para que os benefícios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) seja estendido às mulheres, garantindo os mesmos direitos que seus maridos ou filhos têm; e nos dedicar para que o diálogo com as agricultoras e seus movimentos seja permanente”, frisou.
O ministro também defendeu a criação de uma linha de crédito específica para aquelas que produzem tanto para o consumo familiar quanto para a comercialização, os chamados quintais produtivos. “O trabalho realizado pela mulher tem que ter o reconhecimento do estado e da sociedade. Vamos atuar no desenvolvimento rural, pois acreditamos que assim, a mulher terá maior protagonismo”.
A diretora de Políticas Para Mulheres Rurais (DPMR/MDA), Célia Watanabe, aproveitou a presença do ministro para entregar em mãos a ‘Coletânea sobre estudos rurais e gênero’, uma publicação da DPMR, que reúne os projetos que concorreram à quarta edição do Prêmio Margarida Alves. “Esperamos que esse debate seja cada vez mais frequente. O seminário representa um espaço muito importante para que possamos discutir, juntos, melhorias para as agricultoras familiares”, observou Watanabe.
Números
O MDA tem trabalhado para  incentivar e fortalecer a atuação da mulher no campo. Entre as medidas está a garantia de atendimento de 50% de mulheres do público beneficiário da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e os mais de 6,5 mil mutirões de documentação da trabalhadora rural já realizados. 
As políticas públicas elaboradas para esse público já mostram resultados positivos. Nos sete primeiros meses da safra atual, por exemplo, o valor contratado pelas mulheres nas linhas do Pronaf foi 33% maior do que o acessado no mês período da safra anterior (2013/2014). O valor contratado também é recorde: R$ 2,4 bilhões em 340 mil contratos.

Ranyelle Andrade
Ascom/MDA
Assista ao vídeo:

TAGS DA NOTÍCIA: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário