terça-feira, 31 de março de 2015

Juventude rural de Santa Catarina debate sobre acesso à terra

Foto: Soraya Brandão/MDA
“A qualidade e eficiência das políticas públicas para a agricultura familiar depende da boa participação e de contribuições da juventude rural, objetivo que alcançamos por meio de eventos como o esse”, destacou o secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, ao participar do II Congresso Estadual da Juventude Rural, que ocorre nesta terça (31) e quarta-feira (1º), em Florianópolis.
O encontro, busca discutir o protagonismo da juventude, sua participação nos espaços de decisão e o acesso à terra pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), para que haja continuidade na agricultura familiar com sucessão e permanência do jovem no campo.
Para o jovem beneficiário do PNCF, Wanderlei Genaro, o congresso é a oportunidade para que outros jovens como ele, “conheçam todas as políticas públicas que podem contribuir para o protagonismo do jovem rural e para consolidação da agricultura familiar.”
Segundo o coordenador de juventude da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Adriano Gelleuchter, o evento visa fortalecer a organização de jovens, preparando-os para discutir e se apropriar das oportunidades que surgem para o meio rural. “Queremos jovens mais bem informados, participativos e capazes de propor políticas públicas que garantam qualidade de vida e continuidade para o (a) jovem no campo.”
Para a secretária de juventude da Contag, Mazé Moraes, esse será um ano especial para juventude rural. “Teremos em abril o Festival Nacional da Juventude Rural, que vai reunir em Brasília, cinco mil jovens para que, num amplo debate, possamos discutir políticas de acesso à terra, de educação e de desenvolvimento”, salientou Mazé Moraes ao destacar que o objetivo é incentivar a juventude para promover o desenvolvimento em suas regiões.
A abertura do evento contou também com a participação do delegado Federal do MDA no estado, Jurandi Gugel; do presidente da federação, Walter Dresch; e de assessores e lideranças de juventude da Fetaesc.

Congresso Estadual da Juventude Rural em SC
Promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina , o evento reúne cerca de 200 jovens, de 17 microrregiões do estado. A expectativa é que nesses dois dias os participantes possam debater as ações e politicas existentes para a juventude rural, elaborando propostas e estratégias para a melhoria da qualidade de vida do jovem agricultor.

Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, é uma política pública criada para que agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.
Além da terra, o financiamento permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.
O financiamento pode ser individual ou coletivo. Gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), o PNCF já beneficiou mais de 136 mil famílias em 21 estados.

Nossa Primeira Terra
Com juros de 2% ao ano e um prazo de até 35 anos para pagar a terra, a linha Nossa Primeira Terra (PNT) do PNCF é hoje uma importante alternativa de acesso à terra para juventude rural.
A política é destinada a jovens, com idade entre 18 e 29 anos, filhos de agricultores familiares e/ou provenientes de escolas agrotécnicas e centros familiares de formação por alternância, que queiram viabilizar o próprio projeto de vida no meio rural. 

Serviço
II Congresso estadual da Juventude Rural de Santa Catarina
Data: 31 de março e 1º de abril
Hora: 9h às 17h
Local: Hotel Morro das Pedras, na rua Manoel Vieira, 550, Praia do Morro das Pedras, Florianópolis (SC),

Nenhum comentário:

Postar um comentário