terça-feira, 31 de março de 2015

Investimento em educação amplia oportunidades no meio rural


 8  2 
 
 
terça-feira, 31 Março, 2015 - 14:45
Foto: Albino Oliveira/MDA
“Nossas crianças agora têm as mesmas oportunidades das que vivem nas cidades, com ambiente apropriado e material pedagógico de qualidade. Com isso, criamos condições para uma vida diferente”, comemorou o professor Antônio Fagner, da Escola Municipal Jacinto Soares dos Santos na Comunidade Santo Antônio do Pucu, no Rio Alto Apocuitaua em Maués (AM), durante a inauguração da nova escola da comunidade.
A escola faz parte de um compromisso do Governo Federal com a qualificação da educação no meio rural.  Somente em Maués foram investidos R$ 4,5 milhões para a construção de nove escolas e a reforma de outras 24, beneficiando as comunidades que moram na bacia do rio Apocuitaua. O Governo Federal também apoia a educação com recursos para o transporte escolar e para a compra de alimentos para os estudantes.
Na avaliação do secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal/MDA), Sérgio Lopes, a melhoria da qualidade de vida no meio rural é uma das ações prioritárias do Governo Federal. “O Luz Para Todos, o Minha Casa Minha Vida, o transporte escolar e a garantia de compra da produção são exemplos de políticas que mudam a vida das pessoas no campo, garantindo maior qualidade de vida com a integração de políticas públicas.”
Arcas das Letras
Também foram entregues para as comunidades de Maués 29 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras. Para a agente de leitura Josivete de Oliveira Raitz, a proximidade com os livros vai contribuir para melhorar o rendimento escolar. “Sempre é mais difícil pra quem mora no interior ter acesso aos livros. Com essa biblioteca, tenho certeza que as crianças vão ter mais facilidade de estudar e criar mais gosto pela leitura.”
As arcas vão beneficiar mais de 950 famílias nas comunidades rurais e ribeirinhas do município. Para a gestão dos acervos e incentivo à leitura foram capacitados 75 agentes voluntários que serão responsáveis pelas bibliotecas.
“O Governo tem deixado claro sua preocupação com todos brasileiros e brasileiras, onde quer que estejam. Olhamos para o interior do Brasil, com a mesma atenção que olhamos para as grandes cidades. Temos orgulho de dizer que essa é a nossa grande marca”, afirmou Humberto Oliveira, secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), ao participar do ato de inauguração da escola rural.

Alimentação escolar 
Com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), 33 escolas de Maués vão receber produtos agricultura familiar. São 260 toneladas de alimentos comprados diretamente dos produtores locais. Ao todo o Governo Federal vai investir R$ 763 mil reais na aquisição de alimentos para os estudantes.
São mais de 18 mil quilos de macaxeira, 29 mil de melancia, quase 30 mil litros de caldo de cana, 21 mil quilos de jerimun (variedade local de abobora), entre outros itens que vão reforçar a alimentação dos estudantes da rede municipal de ensino.

Mateus Zimmermann
Ascom/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário